[Resenha de Tinta] Inverso

Desafio Alfabeto Literário 

*Parceria Draco*
Autora: Karen Alvares
Edição: 1
Editora: Draco
ISBN: 9788582431450
Ano: 2015
Páginas: 136
Nota: 04/05
Sinopse: E se do outro lado do espelho estivesse a vida que você sempre desejou?
Lá no fundo, Megan não quer ser quem é e nem viver essa vida triste, exatamente o inverso daquela que sempre sonhou para si. Tudo começa com a morte de sua mãe. A sensação terrível de que algo nunca mais vai ser como antes. E não será mesmo. O seu único alento é o carinho da irmã, que a vê como o que gostaria de ser quando crescer. Mas há um novo mundo do outro lado dos espelhos. Um mundo igual ao seu, só que ao contrário. Um mundo perfeito onde as pessoas que morreram estão vivas e Megan é exatamente a garota que deveria ser. Entrando nessa realidade pelo avesso, Megan começa uma perigosa busca por si mesma onde o reflexo de tudo que há de ruim tentará detê-la. Enquanto segue em frente ela deverá garantir a segurança das pessoas que mais ama.

Olá Pessoal,
Essa é a minha primeira resenha do Desafio Alfabeto literário do Mundo de Tinta ( sim, estou em cima da hora!).
Já começo o desafio com quase "floop" porque não era esse o livro que tinha escolhido para a letra K mas, quando a Draco ofereceu esse livro para resenha e eu li, decidi que não podia deixar de contar essa estória a vocês.
Querem saber o que achei?,
Cuidado com o que deseja, seu desejo pode se realizar.

#Resenha:
A protagonista de nossa estória é Megan uma menina de 14 anos que perdeu a mãe para o câncer e que está vivendo com a irmãzinha Mina e seu pai. 
No início da adolescência Megan viveu com a doença da mãe, o cuidado com ela, já que a mãe resolveu que gostaria de morrer em casa e acabou com isso a substituindo, fazendo instintivamente o papel de "dona da casa" embora, da maneira possível, ela tenha um pai presente.
Agora, três anos depois, o pai de Megan decide que é hora de eles pararem de viver á sombra do luto, mudar de apartamento e cosntruir uma nova vida.
Devido a tristeza que sente pela falta de sua mãe, Megan é uma menina introspectiva, que não liga muito para a sua aparência, inclusive pinta os cabelos de preto e roxo apenas para ocultar a cor loira que puxou da mãe, anda sempre da maneira mais largada possível, é considerada a "estranha" na escola e tem no seu amigo de infância, Daniel seu único conforto.
E é na arrumação da mudança, na hora de se desfazer das coisas da mãe que a aventura de Megan começa. Na observação de um antigo e estranho espelho.

Bom leitores, essa é a premissa básica do livro, que traz a temática da imagem que você tem a  seu respeito.
Todo mundo já se olhou no espelho. Sim, desde que Cabral desembarcou nesse país. Diz a hsstória, que esse era um dos principais itens de escambo com os índios em troca de pau-brasil.
E garanto que além de se olhar, você já perdeu um tempo se observando, pensando em dar uma ajeitada ali, um corte aqui, uma cor acolá, mas principalmente imaginando e se? E se você fosse diferente? e se sua vida fosse diferente.
Mas você já imaginou se por trás da imagem refletida no espelho, houvesse uma outra vida? Tal como a imagem refletida, o inverso da sua?
É isso que acontece com Megan, ao ver a sua imagem refletida nesse espelho, ela não se enxerga, mas enxerga a menina que deveria ser. Um pouco mais magra, loira e que de repente pisca para ela e não  só isso, a puxa para dentro dele.
De um lado do espelho Megan, do outro Megami. Duas pessoas, fundidas em uma só, totalmente diferentes. Enquanto Megan é solitária, Megami é popular. Megan ama Mina, Megami a odeia. Megan reconhece o esforço do pai. Megami o despreza. A adorada mãe de Megan está morta. A detestada mãe de Megami está viva.
 Uma querendo a vida da outra.
Duas estórias  reunidas em um suspense de tirar o fôlego.
Eu preciso confessar que não sou fã de fantasia, mas esse livro me pegou pelo pé, ou pela mão.
A autora desenvolveu tão bem as personagens, que embora possa parecer estranho as duas conviverem em um só corpo, seja na vida de uma ou outra, você consegue perfeitamente entender e aceitar isso.
A dinâmica de diálogos entre as personagens e a sua relação com o mundo exterior é tão bem construída que ao mesmo tempo que você "enxerga" a dualidade das personagens, você consegue "vê-las" vivendo em simbiose, como se isso fosse natural.
Conforme a vida das duas vai se desenrolando, o leitor vai percebendo nas entrelinhas a difícil vida dessas meninas, que de uma maneira ou outra sofrem conflitos familiares e que o único desejo é mudar. É ser o que não pode, ou o que não é. 
E tem desejo mais persistente do que esse na vida de um adolescente?
Fora isso há o mistério. Ao que tudo parece, a estória é mais densa do que apenas uma troca de corpo/personalidade e por isso, apesar do livro ter  apenas 136 páginas, a leitura não é tão fluida, mas não que o livro seja enfadonho, é que para pegar todas as nuances da personalidade de Megan/Megami você precisa ter atenção, o que o torna também de certo modo, um livro bem psicológico que fará o leitor repensar seu estilo de vida e se perguntar : Você desejaria que ela fosse diferente? E se você pudesse mudar, o faria?
No final, algumas perguntas ficam no ar, o que me fez checar uma duas vezes  se o arquivo não estava corrompido e se aquele era o mesmo fim. Será?
Não tenho nenhuma informação da continuidade do livro, mas posso dizer que espero (peço,quero,necessito) e tenho a esperança que o livro continuará.
 Eu preciso de respostas!!!!!!!!
Se você gosta de livros que mexerão com a sua cabeça, com uma mensagem de fundo interessante e que farão você questionar alguns pontos da sua jornada. Eu te indico o livro. 
Leia. É sensacional.
Para terminar, preciso dizer que eu tenho um espelho de corpo no quarto, mas depois desse livro, ele anda devidamente tampado, porque...
Vai quê, né?
Até mais,

15 comentários

  1. Achei muito interessante esse livro e vou querer lê ele e ainda bem que não tenho espelho no meu quarto mas to jeito que sou vou fica com medo de ir no banheiro por causa do espelho e gostei muito da resenha ^^ fiquei mega empolgada com esse livro e gostei da capa^^

    ResponderExcluir
  2. Preciso! Que história maravilha! Adorei!

    http://www.lostgirlygirl.com

    ResponderExcluir
  3. kkkk, imagino você olhando para seu espelho... kkkk o meu pelo menos é por dentro do guarda roupa...
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Também tenho um espelho de corpo no meu quarto. Será que preciso tapar? hahaha Adorei a premissa do livro e já anotei a dica. Adorei a sua resenha, muito gostosa de ler!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  5. Tem continuação sim! Reverso sai esse ano! :)
    Obrigada pela resenha, foi fantástica. Fiquei muito feliz de saber que curtiu a leitura. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Karen, boa resenha, especialmente porque você nos conta sobre as emoções que sente lendo o livro. Ao menos é isso que eu procuro em resenhas, não spoilers. :)

    ResponderExcluir
  7. fiquei bastante intrigada com a trama, ainda mais por saber que são duas estórias que se entremeiam... gosto desse lance de espelhos, histórias reversas, 'o que aparenta pode não ser'... e pelo jeito o final do livro deixa o leitor ansioso por uma continuação... gosto de finais abruptos... dica anotada...
    bjs :D

    ResponderExcluir
  8. Fui tampar meu espelho antes de comentar aqui... hahaha
    Caramba, adorei a premissa, lerei com certeza!

    ResponderExcluir
  9. Luana, fiquei bastante interessada na trama.
    Esse negócio de como a gente se ver se for bem trabalho dá uma história incrível.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  10. Olá Luana, esse livro parece ser ótimo, estou querendo muito ler...
    Parabéns pela resenha!

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus, li sua resenha e fui correndo adicionar o livro no skoob, esse é daqueles livros que eu como todas as minhas unhas lendo, amooooo parece meio loucura x sanidade, gente sou louca por esses livros, e fui adicionar a autora ao meu facebook também, pois seria uma honra se um dia ela desencambasse no clube querendo parceria nem que fosse para ler seu livro de forma digital para resenha..kkkkk
    Beijos e parabéns por me deixar doida de vontade de ler.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  12. Não sou muito fã de livros de fantasia... Apesar de tudo é bem natural mesmo pararmos em frente a um espelho e começarmos a imaginar mil e uma coisas... O livro tem uma premissa interessante, e os conflitos familiares de ambas as personagens me deixaram bem intrigada... Porém, o fato de ser uma leitura densa e ter esse final que necessita de respostas, não me animam a fazer a leitura do livro... Gostei demais da sua resenha, mas essa história eu passo...
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  13. Nossa, adorei a premissa do livro e sua opinião dele! Já até adicionei no Skoob, para não me esquecer dele!
    Beijos.
    Amanda Pampaloni Pizzi.

    ResponderExcluir
  14. Suspense é meu gênero preferido. Mas, sempre achei que esse livro fosse uma distopia das de sempre. Mas gostei demais da premissa. Vou procurar pra comprar.

    ResponderExcluir
  15. Oi Luana!
    Nossa, acabei de ler esse livro e já amava a escrita da KAren, agora eu amoooo ainda mais. Acho que ela foi brilhante durante todo o livro e espero que ela não demore MUITO para escrever uma continuação!
    Beijos!

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!