[Desafio Literário 2016] Desafio " Alfabeto Literário" 2016- Mundo de Tinta


Um novo ano está começando e com ele muitos projetos. Então que tal colocar na sua listinha um Desafio Literário?


O Mundo de Tinta propõe em 2016, o Desafio Alfabeto Literário.


Saiba como funcionará:

Nosso desafio literário é uma gincana inspirada no Desafio do blog Xylobrytes (http://xylobrytes.blogspot.com.br/2015/01/desafio-nombra-al-personaje.html) que pretende estimular a leitura e a interação entre os participantes. A ideia é usar os livros que já temos em casa, daquela pilha enorme que nunca conseguimos ler.

O objetivo é ler e resenhar pelo menos 1 livro de cada tema durante o ano de 2016, ou seja, no mínimo 12 livros, 1 de cada tema.
O desafio terá inicio em 01/01 /2016 e terminará em 02/01/2017.

As resenhas poderão ser escritas ou em vídeo. Não há necessidade de aprofundamento, basta comentar um pouco sobre o livro e se gostou ou não, só queremos saber sobre o livro e sua opinião.

Não é necessário ser blogueiro para participar, você pode pode postar suas resenhas no facebook em modo público ou no skoob.
Aos blogueiros pedimos que usem a imagem que ilustra esse post como indicador de participação. Para quem postará no facebook ou no skoob lembrem de mencionar o desafio com #desafioalfabetoliterário.
Você pode ler o livro que quiser dentro do tema e da maneira que achar melhor, sejam livros físicos, e-book, wattpad (desde que completos ou terminando dentro do mês), no pc, no celular.

Para estimular a participação e o cumprimento do desafio, o Mundo de Tinta sorteará 2 livros por mês:

O primeiro para os participantes que postarem suas resenhas no prazo e no link correto.

O segundo para os participantes que comentarem quaisquer postagens sobre o desafio no mês desde que estejam participando do desafio.

O participante poderá ler e resenhar quantos livros quiser. Cada livro lido e resenhado e/ou cada comentário (em postagens diferentes) servirá como uma entrada para o sorteio! Porém, só servem os livros lidos em 2016. Releituras não são válidas.

Caso o participante perca um mês ou mais de Desafio não tem problema, embora você não participe do sorteio do mês poderá  continuar a participar nos meses seguintes.

O que vale é ler e se divertir!


Gostou da ideia? Quer participar?
Preencha o formulário abaixo:







Livro escolhido de acordo com o tema proposto, você tem o prazo de um mês para ler e até dois dias depois do fim do mês para postar a resenha no link do Inlinkz que será aberto no primeiro dia de cada mês no post de apresentação do desafio.

O post de Apresentação mostrará o tema e sugestões literárias de acordo com o tema previamente escolhido para o mês.

A abertura do link será divulgada no blog, na página do blog no facebook(www.facebook.com/BlogMundodeTinta), no perfil do blog no Twitter (www.twitter.com/blogmundotinta) e no instagram (http://instagram.com/mundo_de_tinta).
UPDATE: Foi criado um evento no facebook, que também reunirá informações do desafio, participe!


Saiba mais sobre a premiação:

Até o dia 05 de cada mês serão apresentados as estatísticas do mês, os participantes do sorteio entre os que postaram a resenha e o resultado do sorteio que será feito pelo Sorteador (www.sorteador.com).

O resultado do sorteio dos comentaristas será feito pelo raflecoptter e sairá até o dia 10 de cada mês.
Para o sorteio,os participantes do sorteio das resenhas serão numerados de acordo com a ordem de postagens das resenhas.
Para o sorteio dos comentaristas será usado o sorteio do raflecoptter.
O sorteio só será válido para residentes no território nacional.
O sorteado será contatado por e-mail e terá até 03 dias para responder com seus dados. Caso isso não aconteça um novo sorteio será realizado.
Não nos responsabilizamos por danos ou extravios dos Correios; não nos responsabilizamos pela devolução do livro por parte dos Correios em caso de endereço incorreto fornecido pelo participante ou ausência de quem o receba.

Depois de todas as regras, vamos ao temas:
Nosso desafio é simples, já que a ideia é ler os livros que já temos, baseamos a ideia nos nomes dos autores em uma lista de acordo com nosso alfabeto.
Assim a cada mês você deve escolher de acordo com o  proposto,  uma das letras correspondente e ler um livro de um autor cujo nome comece com aquela letra inicial.
Ah mas eu não tenho um livro de um autor que comece com Y. Como participo?

Sem problemas, você pode ler somente o livro extra ou escolher uma letra qualquer que já tenha saído mas para isso terá que ler e resenhar 2 livros com essa letra. Esse desvio valerá como só uma entrada para o sorteio.

Explicando:

O tema do mês de abril é letra L e os tema extra é letra T mas eu não tenho nenhum livro com um autor com L.

Primeira opção: Leia um livro de um autor com a letra T

Ah!mas eu também não tenho um livro com um autor com a letra T

Segunda opção:Leia 02 livros com a inicial de um autor de um mês que já tenha saído.

Se no mês anterior foi B, leia 2 livros com autores com inicial B.
Lembrando que consideraremos como nome, o primeiro nome por extenso na capa do livro.
Exemplo:
J.K Rowling - Poderá ser usado no mês de Novembro - Letra R.
Neil Gaiman- Alguns livros trazer seu nome completo e sendo assim, poderá ser usado no mês de Agosto. Os livros que trazem apenas "GAIMAN" deverão ser usados no mês de março.
Ih! Mas o autor tem 2 "nomes", o que faço?
Exemplo:
Nora Roberts escreve com seu nome e com o pseudônimo J.D Robb.
Os livros da autora com o nome "Nora" serão usados em Agosto, os com pseudônimo J.D Robb deverão ser usados no mês Novembro - Letra R.
Ah! mas o livro que eu quero ler é de vários autores. Pode?
Sim! Desde que você escolha um deles no mês da letra correspondente e usando o livro para um autor, fica proibido usar o mesmo livro livro para os demais.
Exemplo: 
Never Never - Colleen Hoover e Tarry Fisher.
Escolha o livro para o mês abril (letra T) ou Julho (letra C) mas usando em abril, não poderá usar o mesmo livro para julho e vice-versa.

Agora que você já sabe como funciona, veja as letras de cada mês:

Janeiro:

Autores com a inicial A 

Opção 2: Autores com a inicial K

Fevereiro:

Autores com a inicial E

Opção 2: Autores com a inicial P

Opção 3: Autores com a inicial X

Março:

Autores com inicial B

Opção 2: Autores com a letra G

Abril: 
Autores com a inicial L
Opção 2: Autores com a Inicial T

Maio:
Autores com a incial M
Opção 2: Autores com a inicial Z

Junho:
 Autores com a inicial W
Opção 2: Autores com a inicial I

Julho:
 Autores com a inicial J
Opção 2: Autores com a inicial C

Opção 3: Autores com a inicial O

Agosto: 
Autores com a inicial F
Opção 2: Autores com a inicial N

Setembro:
 Autores com a inicial H
Opção 2: Autores com a inicial Q
Outubro: 
Autores com a inicial S
Opção 2: Autores com a inicial U

Novembro:
 Autores com a inicial R
Opção 2: Autores com a inicial Y

Dezembro:
 Autores com a inicial D
Opção 2: Autores com a inicial V.

Venha brincar conosco...
Dúvidas? Deixe nos comentários.

44 comentários

  1. Oiie,
    amei o desafio, participarei sim!!!
    É bom que aproveito pra dar um up no blog, que to com preguiça de postar ultimamente kkkkkkk
    bjos

    Ana,
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana,
    Que bom que gostou!
    Vamos nos divertir bastante.
    Obrigada pela participação.
    bjs,
    Luana

    ResponderExcluir
  3. Curti demais essa proposta! Eu já tava mesmo procurando um desafio pra organizar minhas leituras ano que vem, e esse caiu certinho com o que eu queria... Tô super dentro!
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  4. Oi Loly,
    Que bom que gostou!
    Vamos nos divertir bastante.
    Obrigada pela participação.
    bjs,
    Luana

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adorei esse desafio e já estava querendo participar de um.
    Vou postar lá no blog.
    Vai me ajudar a desencalhar alguns livros da estante.
    Beijinhos!
    Suelen Fernandes

    ResponderExcluir
  6. Oi me chamo Francine Colonia,dona do Além de uma prateleira e recebi o email de vcs e já me cadastrei. Gostaria de saber como vai ser feito para saber quem é o blog de quem. Pois no cadastro vcs só pedem o email e o nome completo. Sei que não é obrigatório ser blogueira, mas no meu caso eu sou e quero participar através do meu blog.

    bjus

    ResponderExcluir
  7. Oi Francine! Vc pode deixar o end do seu blog no campo de 'lista' do formulário ;)

    ResponderExcluir
  8. pode ser conto também ??
    eu tenho os contos do Edgar Allan Poe e do Bukowski

    ResponderExcluir
  9. Oi Kayna,
    Pode sim. Qualquer "livro" tá valendo.
    Obrigada pela participação.

    ResponderExcluir
  10. Meninas, amei o desafio mas eu não posso entrar em nenhum em 2016 :'( Me arranjaram mais um trabalho hahaha
    O meu único objetivo é fazer uma TBR Jar e ir desentocando alguns livros da estante e trocando os que não quero mais ler.

    Desejo muitas participações no Desafio!

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
  11. Considerando participar! Só me organizar para poder fazer a confirmação.
    Desafio bem legal. :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Jhey,
    Ah que pena! Caso você vá ler algo que combine nos mês das letra, pode postar!
    bjs
    Luana Lima

    ResponderExcluir
  13. oi Polie,
    Participa sim!
    Vai organizando durante o desafio,rs.
    Vamos nos divertir!
    bjs,
    Luana Lima

    ResponderExcluir
  14. Oi Luana
    Adorei o desafio e vou participar. Já preenchi o formulário e espero que em 2016 consiga levar até o fim um Desafio Literário e estou colocando fé neste.
    Vai ser muito bom poder compartilhar essas leituras com vocês.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Hmmmm eu tinha recebido um e-mail sobre o desafio, agora conferindo direito fico bem interessada em participar, acho que vou tentar, mas passo depois pra preencher o formulário, porque pelo celular é complicado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá, eu já tinha visto esse desafio e o achei bem interessante, até gostaria de participar mas prefiro não me comprometer e na hora flopar :( vou torcer pra que você consiga cumprir tudo certinho

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Achei bem legal o desafio e estou pensando seriamente em participar, ainda não tenho nenhum projeto para 2016 e achei esse bem legal.
    Muito bacana os sorteios, pois serve como uma forma de nos animar ainda mais para realizar as leituras.


    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá recebi o convite por e-mail e me senti tentada mesmo estando em outros, mas vamos que vamos...kkkkk
    Boa sorte pra mim, tenho que chegar ao final de 2016 viva kkkkkkkkkk
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  19. Olá!!!
    Ontem deu uma lida no projeto e irei avaliar; pois gostaria muito de participar de alguns desafios no próximo ano e este achei muito legal pela maneira que foi escolhido a leitura.
    Feliz Ano Novo.

    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  20. Oiee ^^
    Já tinha visto esse desafio em outros blogs, mas não vou participar. Não consigo cumprir desafios assim...kkkk' para mim só funciona o do skoob e os que eu mesma faço *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2015/12/mar-da-tranquilidade.html

    ResponderExcluir
  21. Bem bacana o desafio ms este não vou assumir não porque jpa tenho um milhão de metas para 2016, mas amei a iniciativa!!!
    Feliz 2016
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi
    Adorei o desafio, mas eu vou ficar de fora, devo dá os meus parabéns ao elaborador disso tudo, porque deve ter dado um grande trabalho para ajeitar tudo isso! espero ver aqui no blog o desenrolar disso tudo! Desejo toda a sorte a quem vai participar!
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Eu vi muita gente ai falando de DESAFIOS LITERÁRIOS
    para o ano que vem, mas eu sinceramente não vou assumir compromisso não, até porque quero ver se abaixo a minha pilha de livros sozinha e com mais produtividade sabe? Quero descansar e ao mesmo tempo aproveitar a leitura sem estar correndo e lendo realmente o que eu tenho vontade de ler. Mas acho bacana...não sou contra não, até participaria, mas ando bem cansada. Por isso optei por fazer por conta mesmo hehehe

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-aposta.html

    ResponderExcluir
  24. Eu adorei a ideia, mas ano passado, digo 2015, eu tentei participar de um desses desafios e falhei miseravelmente. Então, decidi que em 2016, não participarei de nenhum, vou ficar no meu cantinho, só tentando colocar a leitura em dia. Parabéns pelo projeto e desejo todo sucesso do mundo.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  25. Olá, eu já tinha visto esse desafio em um outro blog e tinha achado bem bacana, mas não irei participar porque nesse próximo ano vou estar bem corrida, então acho que não darei conta. Mas desejo uma boa sorte a todos os participantes!

    Beijos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-na-mala-do-imigrante.html

    ResponderExcluir
  26. Olá! Muito legal esse desafio, fiquei com vontade de participar. Mas, não sei se vou dar conta rsrsrs. Vamos ver, beijos

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. NOssa,não sei se darei conta.
    Mas eu adoro um desafio kkkkk
    Estão vou entrar nele agora.
    Beijos
    http://bomlivropravc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi,
    Achei o projeto muito legal e interessante, mas em 2016 decidi não participar de desafios tão longos, o máximo que irei participar é de um desafio de um mês, como aqueles de maratona, porque é a unica coisa que chego a cumprir, mesmo que parcial.
    Desejo que o projeto seja um sucesso.

    Feliz 2016 cheio de saúde, paz, mor, alegrias, sucesso e boas leituras.
    Beijos
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem?
    Achei o projeto super interessante, mas não participaria porque já assumi o compromisso com outro desafio e fica um pouco difícil conciliar os dois. Mas desejo muita sorte com as leituras e um feliz 2016 com muita saúde e paz.

    Beijos,
    Andy!

    ResponderExcluir
  30. Achei super bacana a ideia do desafio e estou pensando seriamente em participar de alguns em 2016. É um jeito de ler livros que estão a muito tempo parados na estante :)
    Ainda não sei se vou participar desse, mas desejo que todos os participantes consigam cumprir os desafios...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  31. Oii, tudo bem?
    Eu adorei esse desafio, é algo bem diferente. Eu adoro participar de ações assim, então com certeza já me inscrevi. Espero que seja sucesso!

    ResponderExcluir
  32. Olá! Gostei do desafio e já fiz minha inscrição. O livro escolhido para o desafio de janeiro será Agatha Christie (The Mysterious Affair at Styles).

    ResponderExcluir
  33. Olá!

    Adorei o desafio e já me inscrevi para participar. Gosto de participar de desafios para tirar aqueles livros que estão há anos na estante parados.

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Pensei, pensei de novo, e acabei me inscrevendo... rs... a divulgação sai daqui a pouquinho lá no blog. :) Não ia participar de nenhum desafio, mas esse é bem abrangente e acho que não terei problemas... qualquer coisa, é só desistir, certo? rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  35. Oi,

    Adorei o desafio, mas já estou participando de alguns projetos e por isto não poderei acompanhar o seu, mas desejo toda a sorte do mundo.

    Beijos
    Jucimara Pauda
    Resenhista Linda Estante

    ResponderExcluir
  36. Vamos participar sim meninas, para quem (como eu) tem dificuldade de cumprir metas a longo prazo pensa assim: um mês de cada vez XD até pq o nosso desafio foi pensado justamente para isso. Deixar de participar em um mês não tem problema, vc participa do seguinte, ou do proximo, qdo vc quiser/conseguir. E é bem facinho os temas né? ^^

    ResponderExcluir
  37. Criei um blog pra postar as resenhas do desafio. Escolhi começar o desafio com Ken Follett.

    http://meudesafioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Oi!
    Achei bem interessante esse desafio, estou vendo muitos blogueiros compondo assim, para diminuir a pilha de leitura, e esse ano eu pretendo participar de alguns e dar mais prioridade aos que já tenho ao invés de ler ebooks ou comprar mais.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  39. Oi amei o desafio e resolvi participar, não tinha a pretensão de participar de nenhum ,mais achei a ideia muito legal e bem criativa
    Beijos

    ResponderExcluir
  40. Olá! Adorei a ideia, super legal sua iniciativa, tomara que os desafio estimule muitos novos leitores, ansiosa para ver o resultado dessa super iniciativa.

    Patty

    ResponderExcluir
  41. Tava separando os livros que vou ler quando surgiu uma dúvida... Nos livros que tem dois autores escrevendo juntos, eu posso escolher em qual mês vou ler ou tem alguma regra?
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  42. Oi Loly, basta q um deles se encaixe no tema do mês, e o livro só valerá para 1 mês que você escolher.

    ResponderExcluir
  43. Adorei o desafio, já me inscrevi e separei o primeiro livro: Admirável Mundo Novo. Que a iniciativa seja um sucesso!

    ResponderExcluir
  44. Quem pegou o bonde andando pode participar?

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!