Resenha de Tinta: Jardins da Lua



Série: Malazano dos Caídos - Livro 01
Autor: Steven Erikson
Número de páginas: 608
Editora: Arqueiro
Ano: 2017

PARCERIA ARQUEIRO

Um mundo dividido entre o Império Malazano e Cidades Livres, das quais só resta uma, Darujhistan.
Guerras travadas com magia e espadas.
Comandos disputados com intrigas, pactos e sangue.
Uma batalha entre deuses, demônios e homens.
Preparados?
Então senta aí que vou te falar um pouco dessa bagaça toda.


O mundo de Malaz é algo muito, muito complexo. A impressão que você tem ao iniciar a leitura é que te entregaram um quebra-cabeças de 500 peças faltando 382. Mas vamos lá, por que a intenção do autor foi essa mesma.
“... O leitor que eu imaginava era capaz e estava disposto a carregar aquele peso a mais – as perguntas ainda sem resposta, os mistérios, as alianças incertas.”Pág. 9
O livro inicia ainda no reinado do Imperador, mostrando Ganoes Paran, um nobre filho de mercadores de vinho, ainda criança, mas já ansiando pela guerra, pela espada.
“... O garoto e o comandante dirigiram sua atenção para o tumulto no Rato. Chamas se erguiam em meio à fumaça.- Um dia serei soldado – disse Ganoes.- Apenas se você falhar em todo o resto, filho. Pegar a espada é o último ato de um homem desesperado. Guarde minhas palavras e encontre um sonho mais digno para você.Ganoes fechou a cara.- Você não é como os outros soldados com quem conversei. Você se parece mais com o meu pai.- Mas eu não sou o seu pai.- O mundo não precisa de outro comerciante de vinho.” Pág. 25

Anos se passam, e o garoto nobre abre mão de seus privilégios para se tornar um soldado à serviço de Lasenn, a Imperatriz. Capitão Paran é enviado para Darujhistan, a última cidade livre, e lá será comandante dos Queimadores de Ponte, grupo de elite do exército. Mas o que Ganoes não imaginava é que essa guerra também estava sendo travada no meio espiritual, onde deuses usavam seus discípulos e homens comuns como joguetes.
O exército do Império Malazano contava com grandes magos como Tattersail, Tayschrenn, Nightchill, Bellurdan e outros. Mas foquem em Tattersail, uma feiticeira poderosa e esperta. Senti que ela vai fazer a diferença.
Como todos esses magos e o grande exército de soldados treinados, a vitória estava dada como certa.
Mas Darujhistan não tinha a intenção de cair sem lutar. Tinha muita coisa em jogo, segredos que não poderiam ser revelados jamais. E eles conseguem o apoio de Anomander Rake, o Senhor da Lua, uma colossal cidadela flutuante que paira por cima da cidade.


“... Juba do Caos. Anomander Rake. Senhor dos tiste andii de pele negra, que olhou de cima para cem mil invernos, que provou do sangue de dragões, que lidera o que sobrou da sua espécie, sentado no Trono do Lamento de um reino trágico e sobrenatural – um reino sem terras.” Pág. 80
Anomander Rake era aliado de Calladan Brood (inimigo eterno dos Malaz) desde tempos imemoriais. Também era o dono de Dragnipur, a espada mais poderosa que já vi.
O tipo de magia muda de acordo com a origem do mago e vou te falar, o autor não poupou esforços.
Mas não se preocupe em entender o todo nesse momento. Veja só que a guerra vai além do que está rolando ali na frente de todos, que deuses estão em ambos os lados, mas procurando sempre o próprio benefício. Algumas pessoas estão caindo de pára-quedas nessa guerra e se tornando o diferencial, outros sendo efeito colateral e outros ainda tentando tirar algum proveito.
A quantidade de personagens é tamanha que há um índice deles bem no início nos localizando a qual parte da trama toda eles fazem parte. Isso ajuda muito a você não ficar mais confuso ainda.
Uma pequena parte...

O universo dos Malazanos foi criado inicialmente para um jogo RPG, juntamente com o autor Ian C. Esslemont. Os dois são os autores, mas erroneamente Erikson é visto como o principal. Jardins da Lua foi lançado originalmente em 1999 e já somam 10 volumes.
A Editora Arqueiro nos garantiu o lançamento de TODOS. Oremos
Os livros escritos por Ian dentro do mesmo universo e interligados obviamente, estão sendo lançados pela Editora Cavaleiro Negro e o primeiro apareceu por aqui em 2016, Noite das Facas.
Esse mundo todo é tão extenso e profundo, que é considerado por muitos como o maior da Literatura Fantástica. São 19 livros divididos em 4 séries e 6 novelas. E ainda não finalizou. Portanto, para aqueles que não desistiram da leitura de Jardins da Lua no primeiro terço do livro (de acordo com o autor, se você passar daí é porque Malazan te pegou), ainda tem muita coisa pra ler.
A princípio, quando vi esse lançamento me empolguei bastante. Ainda não tinha lido nada desse autor e quando me falaram que havia uma certa similaridade com Companhia Negra, já adorei. O estilo do autor me agradou bastante, não sendo cansativo apesar de toda a narração e da sensação constante de confusão e trechos perdidos. 

A ação é vista o tempo todo e a tensão te leva a níveis extremos. Vários acontecimentos simultâneos e consequentes mantém tua atenção em estado de alerta o tempo todo.
Um livro para ser pensado e repensado, pois as fases futuras e passadas vão chegar!
O volume dois acabou de ser lançado e eu estou como pra começar?!

Estou somente revendo alguns pontos de dúvidas pra vê se já tem as respostas.
Só isso de dúvidas :D

Um livro épico e magistral.
Só leiam!





Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!