Resenha de Tinta: Meio Mundo (Mar Despedaçado - Livro 02)


PARCERIA ARQUEIRO


Esse livro é uma sequência do Meio Rei, livro 01 da série Mar Despedaçado. Disse na outra resenha que não é necessariamente uma sequência, mas sim uma história diferente que se passava no mesmo mundo. Pois bem, me enganei!
No meio da história os personagens se cruzam e se você não conhecer o primeiro livro, vai pegar muitos spoilers; portanto, inicie a leitura deste post por aqui e seja feliz!



Autor: Joe Abercrombie  Editora: Arqueiro  Páginas: 368  Ano: 2017  Nota: 5/5

Sinopse: Os tolos alardeiam o que vão fazer. Os heróis fazem. Thorn Bathu não é uma garota comum. Mesmo tendo sido criada numa sociedade machista, ela vive para lutar e treina arduamente há anos. Porém, após uma fatalidade, ela é declarada assassina pelo mesmo mestre de armas que deveria prepará-la para as batalhas. Para fugir à sentença de morte, Thorn se vê obrigada a participar de um esquema do ardiloso pai Yarvi, ministro de Gettland. Ao lado dela se encontra Brand, um guerreiro que odeia matar, mas encara a jornada como uma chance de sustentar a irmã e conquistar o respeito de seu povo.
A missão dos dois é cruzar meio mundo a bordo de um navio e buscar aliados contra o Rei Supremo, que pretende subjugar todo o Mar Despedaçado. É uma viagem desafiadora, em que Brand precisa provar seu valor e Thorn fará o necessário para honrar a memória do pai e se tornar uma verdadeira guerreira.
Guiando os personagens por caminhos tortuosos em busca de amadurecimento e redenção, Joe Abercrombie mais uma vez nos maravilha com uma história grandiosa, que se sustenta sozinha por seu vigor, mas também dá continuidade à saga de Gettland e Yarvi. Finalista do prêmio Locus, Meio Mundo deixará o leitor na expectativa do desfecho desta série épica.

Resenha: Thorn Bathu definitivamente não é uma garota comum. Inspirada pela carreira do pai, sempre quis se tornar uma guerreira real. Para isso, ainda na adolescência, se inscreve no treinamento para o exército. Sua escolha decepciona sua mãe mas nada a impede de seguir seu sonho. Acostumada a ser subestimada por ser mulher, Thorn tem uma carapuça muito fechada, está sempre com raiva de alguma coisa, é a típica ogra, que até uma simples tentativa de aproximação pode ser perigosa.
Conhecemos Thorn já no seu último teste para a sua formação como soldado; seu instrutor mestre Hunnan, conhecido por sua truculência, prepara-lhe uma armadilha. Na tentativa de impedir a sua aprovação, designa ao invés de um, três lutadores para lutar contra Thorn ao mesmo tempo. Mas após aceitar o desafio e no calor da batalha, Thorn acidentalmente mata um dos seus colega e é acusada de assassinato e condenada a morte. Porém, quando pai Yarvi descobre as verdadeiras circunstâncias do assassinato, recorre a outra opção de penalidade para Thorn.
Antes de prosseguir, deixa eu te ambientar sobre o atual estado do Mar Despedaçado...
Após os getlandeses coroarem ao rei Uthil, a relação do reino com o Rei Supremo ficou estremecida, a ponto de uma guerra iminente. Para piorar, Grom-gil-Gorm, o Quebrador de Espadas e rei dos vansterlandeses (antigos inimigos dos getlandeses), é convocado para a guerra em nome do Rei Supremo, contra o reino de Uthil. Apesar do seu pequeno contingente de soldados e apesar dos apelos de pai Yarvi pela paz, a guerra ainda é declarada.
A resposta é o aço. - Uthil interrompeu seu ministro com uma voz afiada como lâmina. - O aço deve ser sempre a resposta. Reúna os getlandeses. Vamos dar a esses insulares comedores de carniça uma lição que não esquecerão tão cedo.
Então pai Yarvi monta uma expedição em torno do Mar Despedaçado em busca de aliados para os getlandeses. Na sua equipe, além de alguns criminosos azarados, remadores e lutadores, temos Brand, cujo desejo é somente ser um guerreiro de Getland para melhorar a vida de sua família, a misteriosa Skifr e claro, Thorn.




Acostumada a ser temida, Thorn logo percebe que ali não passa de mais uma simples remadora. Resignada com sua posição, decide cumprir seu juramento com pai Yarvi. Mas o destino tinha outros planos para Thorn... Durante a viagem, conhecemos muitos outros personagens, cada um com sua cultura e particularidades muito bem detalhadas, Joe sempre se supera na construção de personalidades muito criativas e instigantes. E às custas de muitas dificuldades e de grandes desafios, toda a expedição vai crescendo em força, sabedoria e números.
Thorn não sabe mas será submetida a um duro treinamento para se tornar uma guerreira ainda mais mortal e inteligente. Embarquemos juntos nessa expedição emocionante para testemunhar o surgimento de um grande exército e uma grande guerreira, unidos para a destruição do reino do Rei Supremo.

Fight like a girl!!!
Mal posso esperar pra ver o confronto!! Certeza que vai ter muuuuuuito sangue! Não que esse não tenha, mas sei que Joe Abercrombie (que tem um quê de Quentin Tarantino literário) economizou nas chacinas dessa vez, imagino que esteja guardado para o terceiro e último volume da série.
Aguardemos...
A Arqueiro resolveu me mimar e enviou junto o mapa do Mar Despedaçado, que está lá em cima, num saquinho dourado, fofo. Thanks!
Livro sensacional, capa linda (dá um pouquinho de spoiler mas a gente perdoa) e diagramação impecável. Ou seja, corram já para a leitura e acrescente mais uma grande heroína (uma das melhores pra mim!) na sua lista!
Beijinhos e obrigada pela visita!!



Um comentário

  1. Amei o post! Como eu disse na minha resenha, gostei muito da protagonista e da forma como ela foi construída! Amei a enxurrada de referências ao primeiro livro e, claro: Yarviii! *-*

    Abraços.
    Alex, do Um Bookaholic. <3

    umbookaholic.com | Canal | @umbookaholic: Twitter | Instagram

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!