[Resenha de Tinta] As Crônicas do Subterrâneo


Lá longe em 2012 a editora Record fez uma promoção para o lançamento do 4º livro dessa série, os 4 juntos saíam por um bom preço e comprando a partir de um determinado valor o frete era gratuito. Lógico que eu liguei para a Luana e falei 'Vamos comprar?' e claro que ela aceitou. Os livros ficaram na minha estante. Um tempo depois foram movidas para a casa do meu namorado porque eu ia "ler logo". Isso levou uns 2 anos. O que eu não entendo é: como que essa série não virou febre?! Porque gente, sério, esqueçam TODAS as outras séries! A Collins conseguiu tirar o Rick Riordan do meu pedestal mais sagrado! "Como treinar o seu dragão" também perdeu o posto de melhor "infantil de fantasia para crianças até 12 anos". 

Como eu falei no post da Retrospectiva, minha meta é ler as séries que eu tenho. Tá bom que a ideia não é começar muitas novas, mas eu sei que isso vai acontecer. Portanto vou resenhar aqui muitas séries esse ano. Como eu devorei as histórias do Gregor em 3 dias decidi colocar tudo em um único post SPOILER FREE. Podem ler com calma e sem moderação. Ah, o único 'spoiler' é que o Gregor sobrevive até o 5º livro, mas afinal isso nem é spoiler porque todo livro leva o nome dele :P

Gregor, O Guerreiro da Superfície


Sinopse: O pai de Gregor, de 11 anos, desapareceu há mais de dois anos, o que tornou a vida do menino muito difícil. Mas tudo se complica ainda mais quando ele cai através de um duto de ventilação na lavanderia do prédio onde mora, e encontra um incrível universo desconhecido sob a cidade de Nova York. Agora, apesar de seus protestos, o menino precisa liderar um estranho grupo de humanos e animais gigantes numa missão que pode salvar o Subterrâneo além de ser a única saída para encontrar seu pai.

Resenha: Eu não sei bem o que eu esperava dessa série. Meu maior medo era que ela nem chegasse perto de Jogos Vorazes e eu me arrependesse amargamente de ter aberto o livro. Afinal eu faço uma distinção bem clara: existe livro nível Jogos Vorazes e existem os outros. O meu pedestal da autora é muito alto e bem distinto dos outros autores que eu amo. Mas JV é uma distopia impressionante e por isso ela não pode ser comparada a outros livros que chorariam pedindo a mamãe se tivessem que ser comparados rsrsrs. Acontece que Gregor é do meu tipo favorito: aventura infato-juvenil fantástica. Nessa categoria Rick Riordan sempre foi meu favorito seguido da Cressida Cowell com "Como treinar seu dragão". Imaginem o meu choque ao perceber que li o primeiro livro em um espaço de 12 horas com várias interrupções para fazer outras coisas! 

Mas vocês querem saber mesmo é o que tem nessa história para ter me impressionado tanto. Para começo de conversa tem humanos vivendo no subterrâneo e animais típicos. Só que os animais são gigantes. E falam. E tem suas próprias sociedades. Eu tive vontade de chorar e gritar quando o primeiro desses animais que Gregor e sua irmãzinha Boots (2 anos) encontram são um bando de baratas do tamanho de cachorros! Elas são grandes o suficiente para Boots montar uma delas e ser carregada. Para quem leu JV sabe que as descrições da Collins são ótimas, sendo assim ela deu todas as características das baratas e a imagem se formou em minha mente. Considerem que eu sou do tipo que se tranca no quarto e morre de fome se tiver uma barata na cozinha. E mesmo assim ao fim do livro eu já considerava as baratas como a melhor espécie do Subterrâneo e estava pronta para firmar amizade com elas! 

Depois disso somos apresentados aos humanos do Subterrâneo. Um povo sem melanina nenhuma na pele, cabelos claros e olhos violeta. Eles foram parar ali no século XVII quando um cara que tinha visões do futuro convenceu várias pessoas que o mundo de cima ia morrer e que só sobreviveriam no Subterrâneo. Hoje eles tem uma cidade, um castelo reforçado e são governados por monarquia. A gente sabe que onde tem humano tem sangue jorrando, logo a guerra é constante apesar de alguns aliados. Os melhores aliados dos humanos são os Morcegos. Eles voam juntos como um só e fazem vínculo e tal, é tão bonitinho essa parte da história! Os Morcegos tem sua própria terra, sociedade e monarquia, mas eles gostam dos humanos o suficiente para muitos ficarem por perto. As aranhas também são aliadas mas não se misturam muito. Fazem comércio com os humanos e tem um pacto de trégua. Mas fora isso elas não visitam os humanos e nem eles à elas.

Dentre os piores inimigos dos humanos e morcegos estão os Ratos. Ratos do tamanho de homens! Que lutam ferozmente e são muito numerosos. Quanto mais os humanos do Subterrâneo falavam mal dos Ratos mais eu lembrava que eles eram humanos e que portanto os Ratos não deviam ser tão ruins assim. É tudo uma questão de perspectiva. Só que os ratos tem tanta raiva dos humanos que eu não me arriscaria a ficar sozinha com um deles. 

Como sempre nesses livros, tem uma profecia que diz que Gregor é um grande guerreiro e vai salvar todo o povo do Subterrâneo de uma desgraça e que as espécies devem se unir para isso. Já viu que dá problema né? Muitas aventuras de tirar o fôlego, sangue, morte e destruição também! Afinal é a mulher que escreveu Jogos Vorazes ;)

Gregor e a Segunda Profecia


 Sinopse: Nos meses que se seguiram desde que Gregor encontrou o estranho Subterrâneo debaixo de Nova York, ele jurou jamais voltar. Mas quando outra profecia, desta vez sobre um misterioso rato branco chamado Bane, declara ser necessária a ajuda de Gregor, os Subterrâneos sabem que a única maneira de fazê-lo participar da aventura é raptando sua irmã menor, Boots.

Resenha: Como o próprio nome diz: havia uma segunda profecia. E Gregor precisava voltar ao Subterrâneo. Só que ao contrário de Alice no País das Maravilhas, a falta dele foi percebida com muito pânico. E a mãe dele não queria saber dele passeando por aquele lugar perigoso. Nem ele na verdade. Até que as baratas sequestram Boots (elas ficaram apaixonadas pela menininha fofa). Mais uma profecia significa mais uma jornada e mais amigos a se fazer. Mais animais aparecendo também. Dessa vez tivemos vaga-lumes (chatos para danar) tão grandes que são contratados para iluminar o caminho em jornadas longas. O pagamento deles é em comida, e os bichos comem, vou te contar! E serpentes marinhas do tipo pré-histórico nada amigáveis.

Outra luta contra os ratos, mas com um aliado importante e o acréscimo de uma rata bem interessante. Ela foi segregada dos outros ratos porque ela tem um focinho tão poderoso que consegue "enxergar" as cores com o nariz! Como eles terão que enfrentar um labirinto ela será muito útil. E ah, tem várias referências nos livros à mitologia grega/romana. Eles chamam labirinto de Dédalo por exemplo. Gregor como um bom garoto de 11 anos não faz ideia do que sejam as mitologias gregas.

Gregor e a Profecia de Sangue


 Sinopse: Gregor está de volta à segurança de sua casa, e dessa vez a mãe do menino não está disposta a perdê-lo de vista! Visitas à lavanderia do prédio são completamente proibidas e ela nem mesmo gosta de ouvir falar em morcegos ou ratos gigantes... Mas infelizmente a presença de Gregor no Subterrâneo é necessária mais uma vez: uma terrível doença está se espalhando e seus amigos estão em perigo. Agora, Gregor, os amigos e um inesperado acompanhante precisam enfrentar uma nova viagem, que poderá colocar em risco muito mais do que a vida dos habitantes do Subterrâneo.

Resenha: No livro anterior Gregor ganhou uma profecia nova para levar para casa. Delícia né? Isso nem enlouqueceu o garoto que só queria voltar à vida normal da Superfície, imagina rsrsrs

A aventura desta vez é em uma floresta periogosíssima junto com novos e antigos companheiros. O lagarto da capa é uma fêmea chamada Frill muito fofa e amigável. Os camundongos também aparecem, são a espécie mais gente boa do Subterrâneo. Todas as outras espécies expulsam os Camundongos de suas terras e eles vivem procurando novos lares. As formigas também fazem uma ponta, muito assustadoras! Cuidado com as plantas carnívoras, a Terra de Fogo não é um lugar muito agradável para passar as férias ;)

Não recomendo a leitura do 3º volume sem ter o 4º em mãos. Eu nem respirei e já fui continuar a leitura.

Gregor e as Marcas Secretas


 Sinopse: No quarto volume da aclamada série As Crônicas do Subterrâneo, Gregor é levado a se envolver cada vez mais em uma crise que se aprofunda. Há gerações, os ratos vêm expulsando os camundongos — ou “mordiscadores” — de qualquer terra que queiram, fazendo com que eles tenham de se mudar constantemente. Mas agora os camundongos estão desaparecendo.

Resenha: Sem profecias dessa vez, Gregor está levando a vida devido aos acontecimentos do livro 3. Tudo ia andando bem até os Camundongos mandarem um sinal de socorro e desaparecerem de suas tocas. E agora?! Claro que Gregor vai arrumar uma confusão tentando descobrir o que está acontecendo.

Vamos parar na parte mais sombria do Subterrâneo e conhecer novas espécies e fazer novos amigos. Finalmente Gregor aprende a ouvir o que Temp, a barata, tem a dizer em relação a perigos. Ninguém é mais sábio que as baratas, elas só não sabem muito bem como se expressar com os humanos às vezes. Nesse livro a autora deixa bem claro que quando cada um fala seu próprio idioma e não tenta aprender os outros as falhas de comunicação podem resultar em mortes desnecessárias.

Quando eu li essa série eu só tinha até este livro, e o final é nível Em Chamas, JV, em que eu fiquei loucamente desesperada pelo próximo!

Gregor e o Código da Garra


 Sinopse: Nesse último volume da série de Suzanne Collins, autora da série de sucesso Jogos Vorazes, Gregor precisa mais uma vez cumprir sua profecia e salvar a cidade de Regália. Porém, desta vez, de acordo com a Profecia do Tempo, o herói do Subterrâneo não sobreviverá à missão. E, conforme o dia da sua provação se aproxima, Gregor acha cada vez mais difícil lidar com tudo a sua volta ao mesmo tempo em que se conforma com o destino. Mas será que ele deveria se conformar?

Resenha: Sangue, morte e destruição! A guerra finalmente chegou com tudo, escolha seu lado na batalha e torça pelos seus amigos. Muita coisa aconteceu, perguntas respondidas e meu coração foi partido em vários pedacinhos.

Esse livro fixou a série entre as minhas mais favoritas. Porém ainda estou esperando mais! Não foi o suficiente, nem de perto. Quero voltar ao Subterrâneo e ainda não superei algumas mortes.

Avaliação final: comecei o ano muito bem com uma série fabulosa =D

Curtiu o post? Clique em uma das reações aqui embaixo para a gente saber ;)

Um comentário

  1. Oi meninas!
    Agatha, eu li sobre essa série num blog que nem existe mais, há mto tempo. Me interessei e comprei despretensiosamente...garota...que série maravilhosa!!! Como não se encantar por Gregor, Boots e o "Mucego" ?! É muito amor!! Recomendo para todos, sempre que possível e tb não sei como não virou uma febre. Merecia até virar filme. É mto amor envolvido!!! Adorei as resenhas; traduziu bem meu sentimento. Bjs!

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!