Off Topic de Tinta: Metas & Desafios Literários - 2017



E o ano começou!
Bom, já alcançamos a metade do primeiro mês de 2017 e as Meninas de Tinta já fizeram e desfizeram suas listinhas de livros a ler, analisaram desafios a participar e hoje vem contar a vocês, quais as suas metas e desafios eleitos para o ano.
Quem sabe algumas delas não os inspiram?
Venha conhecer!!!!!!!!

Luana Lima

Há alguns anos eu venho me inscrevendo em vários Desafios, participando de várias maratonas, mas quase nunca consigo concluir todas. Eu acabo me enrolando, não conseguindo ler os livros listados previamente e vou acumulando leituras. Por isso para 2017, eu continuarei apenas em um desafio. Também planejei algumas metas que espero conseguir batê-las. 
Meus planos para 2017 são:

  • Como todo ano, passar dos 100 livros.
  • Continuar participando pelo terceiro ano consecutivo do Desafio das Estrelas que rola no facebook. Gosto muito desse desafio pela imprevisibilidade dele, só sabemos o tema a ser lido no primeiro dia do mês, então não preciso ficar planejando.
  • Ler 2 livros físicos por e-book. Pode parecer fácil, mas eu sou viciada no meu Kobo. Ás vezes leio livros nele que já tenho na estante por pura preguiça de pegá-los e estou com muita, muita coisa entulhada precisando ser lida.
  • Defini também, inspirada em um post de uma amiga, o Volta ao Mundo Literário. Há algum tempo, eu quero propor esse desafio, porém eu sei que muita gente não tem livros diferenciados na estante e aí sempre fui engavetando o projeto. Mas esse não precisa ser um projeto de um grupo, pode ser só meu não é? Então, eu resolvi que a cada mês irei ler pelo menos 01 livro de um autor de nacionalidade diferente dos americanos ou Brasileiros. Caso eu não encontre um livro de um autor diferente, irei ler um que se passa em um lugar diferente desses.
  • Escrever 52 resenhas. Estou muito enrolada com o trabalho, mas se eu não definir uma meta, sinto que não conseguirei participar ativamente do blog. Então 1 resenha por semana, parece simples.
Essas são as minhas escolhas. Espero cumpri-las!

Agatha Borboleta

Ano passado consegui cumprir meu primeiro desafio literário inteiro! Foi o nosso DL Alfabeto Literário e exigiu muito do meu autocontrole. Esse ano não vou participar de nenhum DL, mas vou desafiar a mim mesma. Decidi ler/terminar as séries que estão encalhadas na estante já tem séculos! Algumas delas são longas e já nem lembro mais onde parei ou o que contou no último livro lido, portanto algumas vou reler do início. E como nem só de série vive uma pessoa, também vou ler uns clássicos previamente escolhidos e o que surgir no caminho rsrsrs. Vou listar aqui as séries, clássicos e livros que pretendo ler esse ano, sem ordem de preferência:

Séries a serem lidas esse ano:
  • As Crônicas do Subterrâneo - Suzanne Collins (Lido e resenhado os 5 livros)
  • Crônicas Saxônicas - Bernard Cornwell (lendo livro 1, faltam 8)
  • As Peças Infernais - Cassandra Clare (falta 1 livro)
  • Os Instrumentos Mortais - Cassandra Clare (faltam 2 livros) 
  • Rangers Ordem dos Arqueiros - John Flanagan (faltam 9 livros) 
  • A Saga Otori - Lian Hearn (faltam 2 livros) 
  • Saga dos Forerunners - Greg Bear (faltam 2 livros) 
  • As Crônicas da Companhia Negra - Glen Cook (faltam 2 livros) 
  • A Torre Negra - Stephen King (faltam 7 livros) 
  • Assassin's Creed - Oliver Bowden  (faltam 8 livros) 
  • Como treinar o seu dragão - Cressida Cowell (faltam 12 livros) 
  • Trilogia da Névoa - Carlos Ruiz Zafón (faltam 3 livros) 
  • Crônicas das Cidades Famintas - Philip Reeve (faltam 3 livros) 
  • A Crônica do Matador do Rei - Patrick Rothfuss (faltam 2 livros) 
  • Trilogia Livro dos Dias Mortos - Marcus Sedgwick (faltam 2 livros) 
  • Um Mistério de Sally Lockhart - Philip Pullman (faltam 2 livros) 
  • A Guerra das Sombras - Jorge Tavares (faltam 3 livros) 
  • O Livro das Estrelas - Erik L´homme (faltam 3 livros) 
  • Como treinar o seu dragão - Cressida Cowell (faltam 12 livros) 
  • O Corredor da Morte - Stephen King (faltam 6 livros)  
  • The 39 Clues - Vários Autores (faltam 10 livros) 
  • Desventuras em Série - Lemony Snicket (faltam 13 livros) 
  • Trilogia Gemma Doyle - Libba Bray (faltam 3 livros) 
  • A Busca do Graal - Bernard Cornwell (faltam 3 livros) 
  • As Aventuras do Caça-Feitiço - Joseph Delaney (faltam 9 livros) 

Clássicos (ou não) que pretendo ler ainda esse ano:
  • Jane Eyre - Charlotte Brontë
  • Exorcismo - Thomas B. Allen
  • Os Melhores Contos de H. P. Lovecraft - Ed. Hedra
  • O Amante de Lady Chatterley - D. H. Lawrence
  • Emma - Jane Austen
  • Na Companhia da Cortesã - Sarah Dunant
  • O Livro Perdido Das Bruxas De Salem - Katherine Howe
Sinceramente? É uma meta MUITO audaciosa, mas vamos ver como eu me saio, não é? Eu acumulei muitas séries inacabadas ao longo dos anos, nem coloquei todas elas na lista! =O 
Desejem-me sorte :D e se quiserem resenhas de algumas das séries acima deixem um comentário aqui ;)

Lana Barbosa

* Janeiro – Somente físicos, nada de e-books.
1. Parceria – O poder da presença, Amy Cuddy
2.  Série - A revolta de Atlas vol 03, Ayn Randy

* Fevereiro – Kobo está liberado \o/. Mas ainda tenho muitos emprestados para devolver, então vamos tentar reduzir a pilha e mandar alguns volumes de volta pra casa.
1. Parceria Arqueiro – O homem de São Petersburgo, Ken Follet
2. Série, nacional e emprestado – Dragões de Éter Vol 03- Círculos de Chuva, Raphael Draccon
3. Emprestado – Ligeiramente casados, Mary Balogh

* Março – Vamos de clássicos e séries inacabadas esse mês.
1. Série e nacional – As crônicas dos mortos vol 02 - A batalha dos mortos, Rodrigo de Oliveira
2. Clássico – O mercador de Veneza, W. Shakespeare
3. Série – Asylum vol 1,5 – Scarlets, Madeleine Roux
4. Parceria -

* Abril – Este mês quero dar prioridade aos emprestados.
1. Nacional e emprestado– O mundo de vidro, Mauricio Gomyde
2. Emprestado - Um visconde que me amava, Julia Quinn
3. Emprestado - O sexto homem – David Baldacci
4. Parceria -

* Maio – Este mês vou de indicações de amigos.
1. Uma Chama entre as Cinzas, Sabaa Tahir (Daniele)
2. A noiva fantasma, Yangsze Choo (Nedina)
3. A fúria e a aurora, Renée Ahdieh (Sandra Mika)
4. Coração ferido, Chelsea Cain (Luana)
5. Parceria -

* Junho – Mais séries inacabadas e clássicos.
1. Série – Na companhia de assassinos vol 02 - O retorno de Izabel, J. A. Redmerski
2. Série – Assassin’s Creed vol 07 – Unity, Oliver Bowden
3. Clássico – Os lusíadas, Luís de Camões
4. Parceria -

* Julho – Seguimos com os clássicos e emprestados:
1. Clássico – O evangelho Segundo Jesus Cristo, José Saramago
2. Emprestado – Um perfeito cavalheiro, Julia Quinn
3. Emprestado e clássico – O hobbit, J. R. R. Tolkien
4. Parceria -

*Agosto – Seguimos com mais algumas séries. Já que até aqui eu já tenho terminadas algumas séries, por que não iniciar novas?
1. Série – O caso Blackstone vol 03 – Olhos nos olhos, Raine Miller
2. Série nova e emprestado – Trilogia da escuridão vol 01 – Noturno, Guilhermo Del Toro e Chuck Hogan
3. Série nova e emprestado – Saga do assassino vol 01 – O aprendiz de assassino, Robin Hobb
4. Parceria -

* Setembro – “Desafio Gigantes da Minha Estante”. Sabe aqueles livros enormes que estão na sua estante e seus olhos brilham querendo ter forças pra lê-los? Pois é, a partir desse mês será a vez deles. No meu caso, eles estão na minha estante virtual, então não precisarei andar com um tijolo por aí... hehehe Escolherei somente 1 (por motivos óbvios!), mas conforme for, já deixo outro de reserva (é muita esperança reunida!!).
1. Clássico Gigante – Os miseráveis, Victor Hugo
2. Clássico reserva – O conde Monte Cristo – Alexandre Dumas
3. Parceria -

* Outubro – Quero participar de um desafio da internet, mas não oficialmente, somente as sugestões. É o IDY. Vou mesclar os desafios de 2016 e 2017.
1. IDY –Autor que você nunca leu
2. IDY – Passa na Índia
3. IDY – 1 palavra no título
4. Parceria -

* Novembro– Esse mês vou me dedicar a matar a saudade dos meus autores queridinhos:
1. Marina, Carlos Ruiz Záfon
2. Mr. Mercedes, Stephen King
3. A promessa, Harlan Coben
4. Parceria -

* Dezembro – Este mês vou deixar livre por conta das festas e tudo mais, o tempo fica bem apertado.  Vai ficar livre também para aqueles atrasados do ano. Os livros que não consegui ler nos meses certos serão lidos aqui. Caso não tenha atrasados (tenhamos fé), vou relacionar alguns livros aqui depois.
1. Parceria -
2.
3.

Como vocês podem notar, não deixei muitos livros sugeridos porque minha rotina costuma ser instável e nem sempre consigo me dedicar, mas se der tempo vou adicionando mais títulos de acordo com a indicação do mês. Agora mãos aos livros!! Bjos!

Sandra Mika

Quero fazer diferente esse ano. Minhas metas e desafios serão mensais, visando sempre o mesmo objetivo: minha estante física e os emprestados. Também quero finalizar séries, pelo menos 3. Se conseguir mais, beleza. Não vou estipular quantidade. A leitura de clássicos e nacionais também será prioridade.

* Janeiro – Somente físicos. Nada de e-books. Meu Kobo vai ser guardado em uma gaveta com chave e a mesma vai ser entregue pra alguém que não me obedeça :D
Prováveis leituras:
1. Meu (série) - Uma Princesa de Marte, Edgar Rice Burroughs
2. Meu - A História, vários.
3. Emprestado (nacional) - Uma Canção em Nova York, Rosana Rios
4. Meu - O último dos Canalhas, Loretta Chase *
5. Emprestado - A maldição do Cigano, Stephen King
6. Meu – Inferno, Dan Brown

* Fevereiro – Vamos liberar o Kobo, mas somente 1. O TBR Jar apesar de já ser passado, o meu continua ali e vou coloca-lo em prática. Então vamos de 2 escolhas do TBR, 1 emprestado, 1 nacional e 1 do Clube do Livro.
1. Kobo (série) – Corte de Névoa e Fúria, Sarah J. Maas
2. TBR (nacional) – Casamento blindado, Renato e Cristiane Cardoso
3. TBR – Corações Feridos, Louisa Reid
4. Nacional – A realidade de Madhu, Melissa Tobias
5. CL PvH –
6. Emprestado – Tim, Colleen McCullough

* Março – Vamos de séries inacabadas esse mês. E de quebra, vamos tirando mais alguns nacionais e emprestados da lista também. Também quero ler mais clássicos e a TBR desse mês vai me ajudar.
1. Série (nacional) – Não Fuja! (Não Pare!), FML Pepper *
2. Série (emprestado) – O Herege (O Graal), Bernard Conwell
3. Série (emprestado) – A Cura Mortal (Maze Runner), James Dashner
4. Série (emprestado) – O Lorde Supremo (Trilogia do Mago Negro), Trudi Canavan *
5. TBR (clássico) – Madame Bovary, Gustave Flaubert
6. CL PvH -

* Abril – Este mês quero dar prioridade aos nacionais.
1. Nacional – Perdida, Carina Rissi
2. Nacional – O amor nos tempos do Ouro, Marina Carvalho
3. Nacional – O espadachim de Carvão, Affonso Solano
4. Nacional – O sorriso da hiena, Gustavo Ávila
5. TBR – A princesa de Gelo, Camilla Lackberg
6. CL PvH –

* Maio – Este mês vou de indicações de amigos.
1. Uma Chama entre as Cinzas, Sabaa Tahir (Daniele)
2. Gregor, o guerreiro da superfície, Veronica Roth (Nedina).
3. O Cemitério, Stephen King (Lana)
4. Feita de Fumaça e Osso, Laini Taylor (Luana)
5. TBR (nacional) – Feliz por Nada, Martha Medeiros
6. CL PvH -

* Junho – Mais séries inacabadas e clássicos.
1. Série – Insurgente (Divergente), Veronica Roth
2. Série – Escândalos na Primavera * (As Quatro estações do amor), Lisa Kleypas
3. Série – Escândalo de Cetim (As Modistas), Loretta Chase
4. Clássico – A Metamorfose, Franz Kafka
5. Clássico – Drácula, Bram Stoker
6. CL PvH –

* Julho – E como estamos inovando, vou finalmente me aventurar no mundo dos mangás. Nedina já me indicou vários, vou começar por esses dois. Continuamos com a TBR e novamente me ajudando com os clássicos e mais nacional.
1. Mangá - Magi: The Labyr inth of Magic
2. Mangá - Magi: Sinbad no Bouken
3. TBR (nacional) – Equinócio, Lu Piras
4. TBR (clássico) – O Crime do padre Amaro, Eça de Queiroz
5. Emprestado (nacional) – Camundo, o desenho e a sombra, Nanuka Andrade
6. CL PvH –

*Agosto - Quero participar de um desafio da internet, mas não oficialmente, somente as sugestões. É o IDY. Vou mesclar os desafios de 2016 e 2017. E vamos de mais séries inacabadas.
1. IDY – Autor que você nunca leu
2. IDY – Livro ilustrado
3. IDY – Passa na Índia
4. Série – Promessas de Sangue (Academia de Vampiros), Richelle Mead
5. Série – Perfeitos (Feios), Scott Westerfeld
6. CL PvH –

* Setembro – “Desafio Gigantes da Minha Estante”. Sabe aqueles livros enormes que estão na sua estante e seus olhos brilham querendo ter forças pra lê-los? Pois é, a partir desse mês será a vez deles. Escolherei 1 por mês, mas conforme for, já deixo outro de reserva.
1. Gigante – A Passagem, Justin Cronin
2. Gigante reserva – O Nome do Vento, Patrick Rothfuss
3. CL PvH –

* Outubro – Mais gigantes e TBR.
1. Gigante – Pilares da Terra, Ken Follett
2. TBR – Ânsia de Viver, Danielle Steel
3. CL PvH –

* Novembro – Para finalizar o ano da TBR e fechar em 10 livros, escolherei mais 2. Também vou pegar mais 2 de indicações de amigos
1. TBR – Marina, Carlos Ruiz Záfon
2. TBR – O cemitério de Praga, Humberto Eco
3. Amigo – A garota que você deixou pra trás, Jojo Moyes (Ivina)
4. Amigo –
5. IDY – 1 palavra no título
6. CL PvH –

* Dezembro – Este mês vou deixar livre por conta das festas e tudo mais, o tempo fica bem apertado.  Vai ficar livre também para aqueles atrasados do ano. Os livros que não consegui ler nos meses certos serão lidos aqui. Caso não tenha atrasados (tenhamos fé), vou relacionar alguns livros aqui depois.
1. CL PvH –
2.
3.
4.
5.
6.


Nossa, eu adorei organizar essas metas! Tomara que eu mantenha o foco nelas e vá até o fim. Não prometo resenhar todos, mas sempre terá uma resenha por aqui. Bjinhos e boas leituras!


Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!