[Resenha de Tinta] O Espadachim de Carvão Vol 1 e 2

Eu li O Espadachim de Carvão no começo desse ano, mas só agora venho resenhar aqui para vocês. Como esse mês achei as letras difíceis, vou usar da regra de 'ler autores que já passaram' e vou resenhar 2 livros do Affonso Solano. Não precisava ser o mesmo autor, mas aproveitei que já tinha lido um e queria ler o próximo. 

Série: O Espadachim de Carvão #1
Autor: Affonso Solano
Número de páginas: 256
Editora: Fantasy - Casa da Palavra
ISBN: 9788577343348
Ano: 2013
Nota: 3/5

Sinopse: Filho de um dos quatro deuses de Kurgala, Adapak vive com o pai em sua ilha sagrada, afastada e adorada pelas diferentes espécies do mundo. Lá, o jovem de pele absolutamente negra e olhos brancos cresceu com todo o conhecimento divino a seu dispor, mas consciente de que nunca poderia deixar sua morada. Ao completar dezenove anos, no entanto, isso muda. Testemunhando a ilha ser invadida por um misterioso grupo de assassinos, Adapak se vê forçado a fugir pela vida e se expor aos olhos do mundo pela primeira vez, aplicando seus conhecimentos e uma exótica técnica de combate na busca pela identidade daqueles que desejam a morte dos Deuses de Kurgala.

Resenha:

Antes de falar do livro eu quero falar da nota. No post de lidos eu sempre coloco as estrelas do meu Skoob pessoal. Mas quando dou uma nota aqui, ela se baseia na classificação que fica na lateral direita da página. No meu Skoob pessoal eu dei 5 estrelas, porque eu gostei do livro, mas aqui eu dou 3 porque para o público em geral eu diria que a média desse livro é "Bom, podem ler", mas não "Ótimo, todo mundo vai gostar". Agora vamos falar da história:

De cara somos jogados em uma luta pela vida do personagem principal, Adapak. O autor vai ao longo de toda a história nos cozinhando em fogo brando. Os capítulos são alternados entre o presente, Adapak fugindo e sendo perseguido por desconhecidos que o querem matar, e o passado, desde que ele foi parar no Lago sem Ilha. Durante todo o livro o autor aguça nossa curiosidade sobre quem quer matar Adapak e porque ele saiu da Ilha. Ao mesmo tempo em que vai aos poucos nos contando sobre a criação do mundo, cada uma das raças que vivem nele e tudo o mais. É muito rico esse lugar que ele criou.

Adapak é um rapaz que passou a vida toda em uma caverna, literalmente. Ele cresceu cercado de enciclopédias e fascinado por uma série de livros de fantasia. Sendo assim, ele sabe falar todos os idiomas existentes, conhece os livros de história de cada raça. a anatomia de todos os seres, tanto animais quanto plantas. Porém ele não sabe como o mundo funciona. E quando ele é jogado no mundo e se vê sendo perseguido nós sofremos com ele, tanto a sensação de ser um estranho naquele mundo, quanto a desolação de ter perdido sua casa. Embora não saibamos o que aconteceu no Lago, Adapak deixa claro que ele não pode voltar. E o final é bem interessante e condizente. Sem spoilers!

Eu tive a ligeira impressão que o Affonso imaginou Kurgala, um mundo cheio de raças diferentes, com seus deuses, sua história de criação do mundo, e tudo o mais, porém não sabia que história contar. Digo isso porque eu gostei mais de Kurgala do que da história de Adapak. Eu diria aos amantes da fantasia: LEIAM e tirem suas conclusões. Aos que não são muito chegados no gênero, eu não recomendaria a leitura.

Série: O Espadachim de Carvão #2
Autor: Affonso Solano
Número de páginas: 192
Editora: Leya
ISBN: 9788577345687
Ano: 2015
Nota: 3/5

Sinopse: “Ninguém viaja mais rápido que Puzur.” Lutando para se adaptar ao mundo dos mortais, Adapak se refugia no navio de Sirara, farto de lidar com os segredos do passado. Mas quando um antigo diário cai em suas mãos, o Espadachim de Carvão acaba por mergulhar nos registros de alguém responsável por influenciar não somente sua vida, mas a história de Kurgala – uma menina forçada a acompanhar a jornada de um ladrão desesperado, disposto a violar as regras mais antigas que os Quatro Que São Um deixaram para trás. Quem foi Puzur? O que procurava? Enquanto viaja pelas páginas do tempo, Adapak desconhece que sua curiosidade está prestes a colocá-lo sob a ameaça de algo que ele mesmo possa ter desencadeado.

Resenha:

Depois de terminar o vol 1 eu estava louca por mais, mas confesso que não sabia exatamente o que esperar de uma continuação. Eu só me toquei que o 'Puzur' do título era o ex-dono das espadas de Adapak quando a história começou. Depois da minha reflexão na resenha do vol 1 eu acabei lendo este aqui com outros olhos. Continuo fascinada com Kurgala e digo a vocês: a história de Puzur é infinitamente melhor que a história de Adapak. Mas esperem, estou colocando a carroça na frente dos Sisus rsrsrs.

Os capítulos alternam entre a vida de Adapak, como ela está agora, e a história de Puzur. Sendo que o autor foi muito malvado, ou chato, porque as partes de Adapak são tão mornas e eu quase dormi. Mas as partes de Puzur são tudo que uma história de aventura deve ter: lutas, intrigas, mistério, drama, etc. Cronologicamente não avançamos muito na história de Adapak. E nas partes de Puzur não avançamos tanto quanto eu gostaria! A história dele é extremamente rica, mas o autor não começa do começo. Há muito ainda que eu quero saber sobre o passado desse personagem tão interessante.

É uma série que eu pretendo continuar acompanhando e espero sinceramente que a história de Adapak melhore um bocado. Ou que o autor separe os personagens rsrsrs Eu leria tranquilamente "As aventuras do ladrão Puzur".

E vocês, já leram? Já ouviram falar? Contem aí ;)



Curtiu o post? Clica em uma das reações aqui embaixo para que possamos saber :D

2 comentários

  1. Ótima resenha. Só não é muito meu estilo de leitura.

    ResponderExcluir
  2. Parece legal, é bem diferente do que to acostumada ler, mas um tipo de fantasia que me agrada, fiquei curiosa!
    Vi o box em promo no submarino, mas não comprei, porém, me arrependi kkkk
    bjs

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!