[Off Topic de Tinta] 12 Meses de Poe: O Escaravelho de Ouro


Eis me aqui para mais uma resenha do desafio #12mesesdepoe. Não sei se por causa desse desafio, se porque muitos filmes bons estão sendo lançados ou porque encontrei uma companheira para assistir terror comigo, mas estou muito mais envolvida com o mundo de terror do que há um ano atrás. Vocês queridos leitores, querem que eu traga resenhas dos filmes, séries e livros de terror com os quais ando tendo contato? 

Em todo caso, vamos a resenha desse conto que de terror não tem nada.

O Escaravelho de Ouro


     Esse conto é de 1841. Ele não é de terror, e sim de aventura. Então para quem ainda não leu nada do autor com medo de ter pesadelos, pode se aventurar por aqui. 
     Um dos maiores contos do desafio até agora e com uma parte sobre criptografia que eu pulei. Pesquisando um pouco mais sobre o conto e o autor antes de começar essa resenha, descobri que Poe gostava muito do tema. Inclusive ele influenciou  William Friedman um grande criptógrafo. Para quem curte o tema é bem legal, porque é bem explicadinho como resolver uma criptografia simples. Eu até gosto do tema, mas quando vejo o nome POE já associo com terror e estava chateada por ser um conto de aventura. Também descobri que ele escreveu esse conto para um concurso, ganhando o prêmio principal. E este foi o conto que lhe rendeu mais dinheiro quando ainda vivo.
     O conto possui 3 personagens principais, o narrador, um amigo do narrador que vive isolado em uma ilha chamado William Legrand, que a princípio parece ter problemas de saúde mental. E o criado de Legrand, um velho escravo alforriado Júpiter. O narrador sempre visitava Legrand, e em uma dessas visitas eles conversam sobre um escaravelho dourado que foi encontrado perto do mar. Fora o comportamento estranho de Legrand, pensei até que ele tivesse Asperger ou algo assim, nada de mais aconteceu nessa visita. Mas um mês depois Jupiter bate à porta do narrador convidando-o a ir até a ilha. Ele estava preocupado com o patrão. Chegando lá Legrand está decidido que o escaravelho vai levá-los a um tesouro escondido. O narrador não acredita em uma palavra, mas por medo de contrariar o amigo e piorar o quadro clínico o segue. Daí a história se desenrola. 
     É uma aventura bem legal, mas como eu disse, eu estava esperando outra coisa. Portanto não consegui apreciar muito a leitura. É como se te prometessem um belo pedaço de pudim e na hora te dessem sorvete. Você também gosta de sorvete, mas você estava pensando em comer pudim rsrsrs. 
     Mas estou reclamando mesmo de barriga cheia. Porque é um conto bem interessante, muito bem escrito, como todos os contos do autor, e que te surpreende a cada passar de página. 
     Agora estou mesmo é na expectativa do conto do mês que vem, Coração Delator. Lembram que no começo do ano assisti a uma mostra de Poe que tinha umas animações? Então, uma delas era desse conto. 
Curtiu a resenha? Clique aqui embaixo em uma das reações para que eu possa saber sua opinião ;)

3 comentários

  1. Eu li só um conto do Poe, lembro de ter gostado bastante. Adoro um terror macabro (ou qualquer tipo de terror rsrsrsrs). Tomara que ano que vem tenha algum projeto do tipo lendo Poe também, ai vou participar para conhecer melhor as obras desse autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poe é ótimo! Você ainda pode participar desse ano, além dos contos serem pequenos, se você não quiser ler os anteriores pode ir lendo os de cada mês. O objetivo é justamente um por mês para ficar leve para todo mundo.
      Mas a Anna, a organizadora, disse já estar fazendo planos para um novo desafio ano que vem sim. Eu aviso aqui no Mundo quando sair as inscrições e tal, podexá tá?

      Excluir
  2. Hahahahahaha eu ri demais com sua metáfora do pudim e do sorvete! Adorei! É bem isso mesmo né? Adorei a resenha também!
    Obrigada pela paciência da minha ausência esse mês e por continuar firme e forte no projeto!
    <333333

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!