[Resenha de Tinta] Perversa Viúva


Desafio Alfabeto Literário - Janeiro

Nome Original: Wicked Widow
Vanza #3
Autor: Amanda Quick
Edição: 1
Editora: Rocco
ISBN: 8532513719 
Ano: 2000
Páginas: 252
Nota: 3/5
Sinopse: Madeline Deveridge sabe que sua reputação não é das melhores. Conhece bem os boatos que a acusam de ter assassinado o próprio marido e ocultado o crime. No momento, porém, ela tem um problema muito mais sério do que ser chamada de “perversa viúva”. Teme que sua querida tia e ela estejam sendo vítimas de uma assombração... E todas as evidências apontam para um culpado inusitado: o espírito do falecido! É claro que isso parece impossível, mas Madeleine não está disposta a arriscar-se. Por isso ela se atreve a recorrer a única pessoa que tem poderes para ajudá-la a descobrir a verdade: o misterioso Artemis Hunt.Veja mais no Skoob.

Ola Pessoal, 
Hoje eu trago a resenha do livro que escolhi para o Desafio Alfabeto Literário – Letra "A".      ( sim, ao 44:30'' do 2º tempo). 
Eu tenho esse livro desde a Bienal de 2011, mas soube que era uma série e preferi aguardar os outros volumes. Consegui comprar outro da série mas o livro 2, um Elixir Maravilhoso, nunca consigo encontrar. (se você tem ou conhece alguém que tem e quer trocar/vender/dar, por favor entre em contato comigo!) 
E aí eis que na hora que escolhi, fiz uma besteira...Esse não é o primeiro, mas o terceiro livro da série. A sorte é que a série parece ser desconectada, então li sem muitos problemas.
Mas vamos lá!
Querem saber o que eu achei?
Cuidados com os fantasmas, eles podem ser reais!

#Resenha:

Dessa vez, farei diferente. Antes de começar a falar do livro, vou falar da autora.
 Amanda Quick ou Jannie Ann Kretz, ou Janie Castles, ou Stephanie James... Sim essa é uma das autoras mais camalêonicas em termos de pseudônimos e gêneros literários existente no mundo dos livros, foi por 40 vezes consecutivas, primeiro lugar em bestsellers do New York Times. 
A autora é tão aclamada, que inclusive a Julia Quinn, autora mais que conhecida dos romances de época, usa o sobrenome "quinn"(ficitício) em homenagem a ela, Amanda Quick, de quem é muito fã.
Perguntada porque usar tantos pseudônimos ela disse que é para seu leitor sempre reconhecer o tipo de leitura que irá iniciar.
Escrevendo como Amanda Quick seus livros são do gênero romance histórico ou de época. Mas o que sempre permeia seus livros, seja de gênero for, é o mistério em suas estórias. Em Perversa Viúva não é diferente.
Londres, era Vitoriana.
Madeline é uma mulher jovem, bonita, inteligente,um tanto  excêntrica e claro, viúva. Aliás não simplesmente viúva, na verdade é conhecida como a Perversa Viúva, por ser suspeita de ter matado o marido e causado um incêndio em sua residência para ocultar o crime, que acabou por sua vez, tirando a vida de seu pai.
 Por ser motivo de tanta especulação vive reclusa com sua tia, não frequentando os salões de baile e parques.
Até que um dia, sua criada é sequestrada na saída de um parque chamado Pavilhões dos Sonhos, cujo dono ninguém conhece, a não ser Madeline.
Artemis Hunt é o dono do Pavilhão dos Sonhos, mas mantém isso e praticamente toda a sua vida em segredo da sociedade londrina, por um simples motivo, ele quer vingança. Vingança de membros influentes que lhe causaram uma grande mágoa no passado.
Quando Madeline tem noticia do sequestro, só resta a ela procurar Artemis e revelar que sabe quem ele é,  o que ele faz e chantagea-lo dizendo que se não a ajudar ela revelará seus segredos, o que faz com que Artemis aceite desvendar o sequestro da criada.
Quando tudo dá certo, Madeline faz uma nova proposta a Artemis. Se ela ajudá-la a se livrar do fantasma do marido, ela entregará o livro que contém não só os seus dados mas de todos os membros da sociedade vanzariana, uma sociedade secreta e mística do qual ele faz parte.
Artemis embora a ache louca, não vê outro jeito a não ser participar, afinal se seus segredos forem revelados, sua vingança pode não se concretizar.

Um livro delicioso e diferente do que você já leram em matéria de romance de época.
Eu sempre ouvi falar bem de Jannie Ann Kretz, mas daí a saber que ela e Amanda Quick eram a mesma pessoa, demorou um pouquinho até cair a ficha.
Além do mistério, afinal uma viúva assombrada pelo fantasma de sua ex marido? O melhor desse livro são os diálogos cheios de sarcasmo. 
Inteligentes e divertidos, eles permeiam o livro enquanto nossos dois protagonistas, se envolvem em várias aventuras atrás de quem ou que pode querer prejudicar nossa incauta viúva.
Apesar da alcunha de romance, não espere nada meloso no livro. O romance entre eles começa em clima de gato/rato, já que Madeleine tem horror aos membros da sociedade Vanza, por seu falecido marido e seu pai e outros conhecidos serem da sociedade e terem enlouquecido querendo descobrir os segredos do mundo, o que ela deixa claro a todo instante.
Embora Artemis seja treinado nas artes da sociedade, ele não é louco, um pouco exótico talvez, mas isso se faz mais por sua vingança do que por ser membro da sociedade.
A paixão entre eles começa aos poucos e vai crescendo enquanto o mistério se resolve.
E que mistério!
Confesso que eu tinha uma ideia que o livro seria um romance de época, sensual e com um mistério bobinho, mas me enganei! A autora te leva a crer todo o tempo em uma vertente e no final ela vem com uma surpresa inesperada, que eu não imaginaria.
O único senão do livro é a falta de maiores explicações sobre a tal sociedade Vanza. Por ser o terceiro livro da série eu não sei se há mais explicações no livros anteriores. Acabei ficando um pouco perdida nas passagens que tratavam da sociedade, como nesse parágrafo:
"Não queira praticar comigo os jogos Vanza,  senhor. A mim não me interessa se és um grão mestre..."
Fiquei querendo saber o que eram os tais jogos e como essa sociedade se desenvolvia. Fui no meu melhor amigo, Google, e busquei a informação: Além de referências ao livro, achei um site da Sociedade Vanzariana de Londres ( é só clicar para entrar.) Mas não tinha muitas informações, talvez por ser uma sociedade secreta, né? Mas descobri que existem em outros lugares como Leincester e Canadá.
No site da sociedade do Canadá, existe uma história. 
Pelo que entendi, a sociedade é formada por pessoas que cultuam uma deusa Hindu.
"Hinglaj Mataji é a deusa da cura e da virtude. Ela é a Kuldevi da casta Kshtriya (guerreiro) de Gujarat. Apesar de ser uma deusa guerreira, Hinglaj Mataji é valorizado e adorado por seus devotos, que consideram que ela seja uma manifestação da grande deusa Amba."
Os integrantes da sociedade Vanza são considerados guerreiros Kshatriya (é o título da ordem militar principesco na sociedade védica) e adoradores "Shakti" - Mataji - Mata Hingraj.

E realmente no livro  é dito que Artemis passou um tempo no Oriente, sendo treinado nas artes Vanza.
Infelizmente, o que são estas artes, não descobri, mas fiquei muito feliz em saber que a autora usou um fato real para embasar toda a sua estória. O que além de trazer cultura, mostra a pesquisa da autora sobre um aspecto da época.
Se vocês gostam de romances de época, de mistério, de uma escrita inteligente e de adquirir novos conhecimentos, esse livro é para vocês.
Mas por favor, não façam como eu, comecem pelo primeiro livro!!!!!!!!
Aqui tem a ordem correta da série.
Até mais,






21 comentários

  1. Uau, adorei essa história.
    Fiquei curiosa para saber que tanto mistério envolve essa viúva.
    Uma pena que você não começou pelo primeiro, mas bom que mesmo assim a história conseguiu lhe prender. Agora a vontade para ler os outros só aumentará!
    Quando ler os outros, por favor, nos conte!!!

    ResponderExcluir
  2. OLá, tudo bem?
    Não gosto desse tipo de livro, para além de que apenas lendo a sinopse acho que já desvendei o "mistério". Até posso estar enganada, mas não consegui ganhar vontade memso lendo o resto da resenha.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. Olha eu ainda não conhecia esse livro, mas gostei bastante não só de se tratar de um romance, mas também do mistério envolvido que me parece ser muito bom. Espero poder ter a oportunidade de conhecer a estória, porque é sempre bom a gente estar conhecendo novas obras e dando oportunidades para outros livros. Sinceramente adorei o seu texto e achei muito bem desenvolvido viu? Parabéns! Sinceramente tá muito bom mesmo.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-falsiane.html

    ResponderExcluir
  4. Não quero começar nenhuma serie no momento, porém confesso que fiquei bem interessada nessa leitura. Adorei sua resenha! Bem completa e cheia de informações. Não conhecia nenhuma das "faces" da autora kkk mas adorei saber sobre ela! Realmente, um camaleão e tanto!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá Luana,
    Falou em romance e mistério, é comigo mesmo (risos).
    Esse livro me pareceu muito diferente e bom, mas não me fez sentir aquele "Q" de Quero ler, sabe? Acho que, não em sua resenha, mas, pela história no todo, sinto falta de algo.
    No mais, gostei muito de sua resenha!
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu sou apaixonada por romances de época ou históricos mas esse, infelizmente, não me chamou atenção. Não curti a premissa dele e não sei se eu leria. O lado misterioso do livro até parece ser bom mas fora isso, não me interessei. Sua resenha está boa, mostrando os lados positivos e os não tão positivos, como essa falta de mais esclarecimento sobre os Vanza, mas enfim. Bom que tenha curtido a leitura mesmo não tendo lido pelo primeiro livro da série

    ResponderExcluir
  7. Achei este livro bem interessante. Estou ficando meio enjoada de romances de época, de tanto que aparecem na rede desde a virada do ano, mas um mistério é sempre ótimo! Como fã das história da Sra Christie e dos livros com Holmes, acho que este seria um bom livro pra mim. Procurarei por ele! eu texto ajudoubstante na minha decisão!
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha visto esse livro na vida. Adorei a capa, tem cara de livro velho, e na realidade é um pouco, né? Eu adoro romances de época, desde de que não tenham uma pegada hot, isso me cansa. Achei bacana essa parte de cultura oriental embasando a história do livro, mas poxa vida, tem que ser uma série??? Eu estou fugindo loucamente de séries no momento. Tô sem tempo, dinheiro e lugar pra guardar tantos livros. Fiquei interessada na leitura, mas essa terá que esperar um momento com mais tempo na minha vida.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Menina que livro rico, parece ser maravilhoso, daqueles que lemos e nos refastelamos com a quantidade de informação que existe dentro.
    Uma pena você não ter todos, mas fica de olho no skoob que vira que mexe aparece uns trocando de repente dá sorte ou no mercado livre.
    Beijos.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  10. E quando é que um livro de época não inicia um romance no estilo de gato e rato? Fiquei me perguntando isto porque estou lendo um que é assim também. Mas este é bem legal. Ser assombrada pelo ex-marido? Não me parece muito lógico por todas as coisas que você citou e fez uma resenha super completa também, mas queria saber agora se foi ou não!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu não conhecia esse livro ainda e para ser sincera ele não chamou minha atenção, seilá mas não parece ser o tipo de livro que estou procurando no momento, então eu leria ele mais para frente, não agora. Ótima resenha!

    Beijos

    www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Amo romances de época, mas esse eu ainda não conhecia, e nem mesmo conhecia a autora. Fiquei curiosa, apesar de não ser muito fã de mistérios. Se for ler, com certeza vou começar pelo primeiro...hehe' é uma pena que você tenha ficado um pouco perdida :/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante a história desse livro... Tenho que confessar que nunca ouvi falar dessa autora, mesmo usando os seus diversos pseudônimos, mas é muito interessante essa distinção que ela fez entre os gêneros literários... Inicialmente este livro não chamou tanto a minha atenção, mas com a sua resenha eu fiquei bem intrigada... Esse mistério por trás pareceu ser bem interessante e o fato de trazer embasamento cultural para o que ela descreve o torna ainda mais... Vou procurar essa série para ler depois... Adorei sua resenha! Me conquistou pra ler o livro...
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  14. Vocês estão terríveis esse mês, meninas! Outro livro adicionado ao Skoob. Só não consegui abrir o link para saber a ordem certa dos livros da série...
    Ah, adoro diálogos sarcásticos! Rs.
    Beijos.
    Amanda Pampaloni Pizzi.

    ResponderExcluir
  15. Olá!! Gostei da sua resenha, mas não sei se compraria o livro para ler, pois o enredo não me chamou muito a atenção! Mas tenho amigas que vão amar a história e com certeza vou indicar o blog e o livro para elas!!!!

    Bjbj
    Keyla - http://blogleituraterapia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bem?!

    Essa é a primeira vez que vejo algo sobre o livro. A capa não me atrai muito, mas quando percebi se tratar de romance e mistério, já despertou minha total atenção. Adoro esse junção! Já adicionei na minha listinha de desejados. rsrsrs
    Parabéns, adorei a resenha!

    Beijos,
    Dai | Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  17. Oi AS!!

    Não conhecia o livro, nem a autora, aliás, nenhum dos pseudônimos dela... e juro que o nome da Julia Quinn era esse mesmo... rsrs.

    Mas enfim, gostei de saber que não é um romance de época que se baseie no romance propriamente dito, gostei do mistério e sobre a sociedade secreta. Também acho bem legal quando o autor usa um algo real para embasar a história, mas é uma pena que não tenha muita explicação sobre o que é, pode ser que os primeiros tenham tido maiores explicações. Mas parece ser um livro bem envolvente e gostei da protagonista.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  18. Oi, Luana!
    Sou apaixonada por romances históricos, mas ainda não consegui ler nenhum livro da Amanda Quick. Pela tua resenha dá para perceber que a autora soube fazer uma estória bem envolvente e misteriosa, mesmo sendo um romance. Achei isso bem interessante, até porque é difícil encontrar livros assim. Vou procurar os livros dessa série para ler o quanto antes.

    Beijos!

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu não curti muito a capa, mas achei a premissa bem interessante. Isso me fez ter vontade de ler mesmo lendo bem poucos livros do gênero. Pena que era o livro três, mas que bom que deu para entender bem a leitura.
    Vou procurar o livro e saber um pouquinho mais para ler :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  20. Eu sou do tipo de pessoa que compra o livro pela capa então esse certamente eu não compraria assim que batesse o olho. O enredo parece ser interessante, mas não me puxou sabe? Não me fez ter aquela vontade de corre atrás e passar na frente dos outros e nem mesmo de acrescentar na lista. Sua resenha ficou ótima. O único problema foi que meu santo não bateu com o do livro ahsuahs

    Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
  21. Oi! Tudo bom?

    Não conhecia o livro e nem a autora, mas por mais que a história tenha me parecido interessante, achei-a um pouco previsível. Não sei se leria! Que bom que você gostou do livro. Nunca li nenhum romance histórico, mas acho que esse, por ser mais diferente e ter assassinatos, poderia até ser legal. Parabéns pela resenha.

    Beijos,
    www.falandoemlivros.com

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!