[Resenha de Tinta Dupla ] Enfeitiçadas



Série: As Crônicas das Irmãs Bruxas - Livro 01
Título original: Born Wicked
Autor: Jessica Spotswood
Tradutor: Ana Ban
Número de páginas: 272
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580412307
Ano: 2014
Nota: 4/5

Sinopse:
Enfeitiçadas - Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror. Quando Cate descobre esta profecia no diário de sua mãe, morta há poucos anos, entende que precisa repensar seus planos. Qual será a melhor opção: servir a Irmandade, longe dos olhos vigilantes dos Irmãos Caçadores de Bruxas, aceitar uma proposta de casamento que lhe garanta proteção e segurança ou abandonar tudo e viver um grande amor proibido?
Prepare-se para se encantar com os jovens pretendentes de Cate, abominar o ódio e a repulsa que os Irmãos dedicam a meninas e mulheres, e aguardar ansiosamente pela sequência de As Crônicas das Irmãs Bruxas.

Resenha:
            Era uma vez uma bruxa que se casou com um homem culto e amante das artes. Tiveram três filhas, todas bruxas. E eram muito felizes. Até aí beleza né. Mas vou te falar agora a época e o lugar. Século XIX em pleno período de caças às bruxas, praticamente em Salem! É pessoas...o negócio era sério mesmo...desesperador...

            Sabia que, se nós tivéssemos nascido naquela época, seriamos consideradas bruxas? Sim, porque mulher que lia muito ou que era estudiosa não era normal. O.o
            E lá se ia todas as Meninas de Tinta pra fogueira...

            Voltando agora:
            Cath, Maura e Tess haviam perdido a mãe a pouco mais de três anos e desde então vinham se protegendo de tudo e de todos para não serem descobertas. Moradoras da pequena Chatham, cidade dominada pela Fraternidade, os Irmãos, como toda a América. Os Irmãos apregoavam através da religião que mulher boa pra casar é a mulher ‘quase’ burra. Não era bem assim, mas era. Todo tipo de pensamento era desestimulado para que as mulheres, pecadoras natas, não viessem a ir contra os Irmãos, que era a mesma coisa que ir contra Deus.
"... - Submissão - anuncia ele. - Vocês devem se submeter à nossa liderança. A Fraternidade irá conduzi-las pelo caminho correto e mantê-las inocentes em relação aos males do mundo. Sabemos que vocês querem ser boas moças. Sabemos que é apenas a fragilidade feminina que faz com que se desviem. Nós as perdoamos por isso. - A voz dele é cheia de compaixão paternal, mas seus olhos demonstram desprezo ao passarem por nós. - Iremos protegê-las de sua própria teimosia e vaidade. Devem se submeter à nossa ordem da mesma maneira que nos submetemos ao Senhor. Devem pôr seu amor e sua fé em nós da mesma maneira que colocamos a nossa n'Ele." pág. 37
            Por ser a mais velha e também por ter prometido à mãe que cuidaria das irmãs, Cath é muito rígida e severa e leva essa incumbência muito a sério, tanto que prefere abrir mão da própria felicidade para continuar perto de Maura e Tess, uma decisão que logo precisará tomar.
            Quando as moças chegam aos 17 anos precisam declarar sua Intenção de casar com algum fulano, no caso de Cath com Paul, ou se reunir à Irmandade, freiras. Ou então a Fraternidade te arranja um marido (aqueles viúvos velhos e cheios de filhos!).

Boa hein?
            O pai de Cath então contrata uma governanta, da Irmandade, para que as meninas adquiram a ‘educação’ necessária para o casório. E é aí que entra em cena Elena. E daí a história toma um ritmo bom hein...Entre profecias, segredos e paixões Cath se perde e se enrola... 
            Ah e tem o jardineiro...
            Quero plantar rosas no meu jardim!!
O 'jardineiro'... Finn Belastra...
             Finn, além de lindo e perfeito, é dono da livraria da cidade e, portanto, leitor assíduo.
"... - Bom então ele e eu vamos ter que concordar em discordar nesse ponto. Para que serve um livro se não dá prazer!" pág. 91
            Esse livro já havia sido muito comentado para minha pessoa e eu nada de lê-lo. Então, acometida de uma ressaca literária terrível (depois de ler Anexos, Rainbow Rowell...fofooooo!), estava quase louca começando um livro depois do outro e nada. Então uma amiga do #ClubedoLivroPvH indicou-me Enfeitiçadas e me encantei! #trocadilhobestaeusei.
            Leiam! A história te prende muito. Ah! E depois comentem aqui se também quiseram bater na Cath! Ela não é de toda má, mas não gosto de várias atitudes dela...um dos únicos momentos legais dela
"... - Eu sou uma bruxa. Estou cansada de ter vergonha da maneira como nasci: bruxa e mulher. Fiz o melhor que pude, seja isso uma benção ou uma maldição." pág. 221
Olha esse book trailer de um trecho maravilhoso!!
Olá Pessoal,

Depois dessa resenha linda da Sandra eu to até sem graça de dizer a minha opinião, mas vamos lá:
Eu não curti tanto o livro!!!!!!!(shame on me)
Corrigindo - me, o livro é legal, tem elementos que eu gosto muito como magia, romance, é de época, a trama é boa mas eu não gostei muito da protagonista, Cath. Ô garotinha chata!
Como a Sandra já explicou, o livro se passa logo depois da inquisição e os Irmãos são quem controlam a sociedade. 
A mãe de Cath foi uma bruxa mas que apesar de ensinar magia as filhas, sempre se preservou muito. Quando ela morre, ela passa a incumbência para Cath.
Daí Cath tem que ficar controlando as irmãs, mas sabe aquela "motinho" chata do carangos & motocas? o do Eu te disse? É a Cath.
Não faça isso, não faça aquilo, eu te disse, eu te disse.
Mas ela é a protagonista e eu não pude fazer muito a não ser ir engolindo a sua história.
Em certo momento, o pai que tá cantando o "hit tô nem ai" da Luka, resolve contratar uma governanta para as filhas, que tem modos zero, afinal,  com isso a Cath nunca se preocupou! 
As meninas são quase selvagens e o único interesse dela é trancar as meninas no armário e se pudesse enviá-las para Nárnia!
Mas com a idade chegando, elas precisam se casar ou ir para uma espécie de convento.
Obviamente a mala da Cath é contra, mas não tem muito jeito e aí Elena entra na cena e muda (enfim) o paradigma da vida das meninas, inclusive da Cath.
Como eu já li o livro um tempinho, eu não recordo o nome das irmãs, mas digo que elas são muito mais legais que a Cath, elas valem o livro.
Fora o Finn, não, não é o Fim da história, é o mocinho. Jardineiro e dono de livraria, combinação mais que perfeita, ai.ai!
E aí o restante é o que a Sandra já falou: profecias, paixões, magia,um final inesperado e uma dúvida???
Se as bruxas tem tanto poder, porque elas não dominam logo a sociedade e pronto???????
Eu gostaria muito que as continuações fosse narradas pelas irmãs, mas com eu já sei que não será eu to pensando se vou ler o restante....
A Sandra tá dizendo aqui em baixo que vai ler e conta para vocês. (E para mim, se ela gostar, eu posso me empolgar, quem sabe?)


           Tem continuação! Logo irei ler Amaldiçoadas e trago minha opinião.
Essa é a capa do livro 2. Lindo!
E aí gostaram?! Comentem! Bjinhos e até a próxima!




Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!