[Resenha de Tinta] Liberta-me

O Ministério dos Blogueiros e o Mundo de Tinta alertam: Essa resenha é a continuação de uma série e pode conter spoilers dos volumes anteriores, cuidado com energias mal-intencionadas e pessoas com distúrbios mentais. Apesar que fiz o possível para não soltar Spoilers sobre Estilhaça-me, ainda assim, é por sua conta e risco ;)

Trilogia Estilhaça-me: Volume 1: Estilhaça-me, Conto 1.5: Destrua-me, Volume 2: Liberta-me, Conto 2.5: Fragmenta-me, Volume 3: Incendeia-me
Título Original: Unravel me
Autor: Tahereh Mafi
Tradução: Bárbara Menezes
Número de Páginas: 448
Editora: Novo Conceito
Ano Publicação: 2013
ISBN: 9788581632353
Nota: 8/10

Sinopse: Liberta-me é o segundo livro da trilogia de Tahereh Mafi. Se no primeiro, Estilhaça-me, importava garantir a sobrevivência e fugir das atrocidades do Restabelecimento, em Liberta-me é possível sentir toda a sensibilidade e tristeza que emanam do coração da heroína, Juliette. Abandonada à própria sorte, impossibilitada de tocar qualquer ser humano, Juliette vai procurar entender os movimentos de seu coração, a maneira como seus sentimentos se confundem e até onde ela pode realmente ir para ter o controle de sua própria vida. Uma metáfora para a vida de jovens de todas as idades que também enfrentam uma espécie de distopia moderna, em que dúvidas e medos caminham lado a lado com a esperança, o desejo e o amor. A bela escrita de Tahereh Mafi está de volta ainda mais vigorosa e extasiante.

Resenha:

Eu sei que a Juliette tem sérios problemas psicológicos. Eu sei que eu também teria se vivesse a vida inteira sem ninguém tocando em mim, com as pessoas dizendo o quanto me odeiam e têm medo de mim. Mas ainda assim, não dá p entender que ela não percebe a extensão das suas atitudes. Não dá para entender que ela não vê as consequências de seus atos! As consequências de guardar certos segredos. E também me incomoda o quanto ela ainda se mantem dentro de si mesma, sentindo pena de si mesma. Que ela não quer olhar ao redor e tentar ter uma vida normal. Que ela não vê o que estão fazendo por ela. Ela me irrita. Quase desisti da leitura por causa dela.

Mas a história como um todo me chama a atenção demais para desistir. Logo, eu apenas ignorei toda a parte de romance ou triângulo Adam-Juliette-Warner e me concentrei no restante. Em Kenji, em James, nas gêmeas, em descobrir qual é a do Castle. Ele é realmente um santo, é apenas idiota ou está se fazendo para depois mostrar quem ele realmente é??? E como eles vão derrubar o Restabelecimento?! Ou melhor, como eles vão controlar as coisas depois? Porque jogar um sistema abaixo é uma coisa, levantar um novo sistema que funcione é outra, totalmente diferente.

Enfim, a leitura é boa, a história continua eletrizante, mas não estou no clima para romances com imbecis como a Juliette de protagonista. Se eu pudesse provavelmente a explodiria fora da história. Minha esperança é o final, será que com aquele final ela realmente vai crescer?! Ou vai fazer tudo errado de novo?!

Partiu ler ‘Fragmenta-me’ e em seguida descobrir o final dessa distopia maravilhosa lendo ‘Incendeia-me’. Ah! Um detalhe sobre os títulos, depois de ler um certo trecho de ‘Liberta-me’ fiquei pensando se a história na verdade não é sobre Juliette, e sim sobre Warner. Quem leu ‘Liberta-me’ por favor me diga se tem essa mesma impressão? Os títulos nos levam ao Warner. Ele queria ser ‘estilhaçado’ no volume 1, por algum motivo ele queria a liberdade no volume 2 e acho que terá algo haver com Warner se sentindo ‘incendiado’ no volume 3. Só eu fiquei assim?!
PS: Se quiser uma segunda opinião sobre sobre esse livro, a Fernanda também resenhou, veja aqui

Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!