[Resenha de Tinta] A Filha do Louco


Página do Skoob
Lançamento Novo Conceito
Título Original: Attached
Autores: Megan Shepherd
Tradução: Ivar Panazzolo Júnior
Número de Páginas: 416
ISBN: 9788581631547
Ano: 2014
Nota: 8/10
Sinopse: Juliet Moreau construiu sua vida em Londres trabalhando como arrumadeira - e tentando se esquecer do escândalo que arruinou sua reputação e a de sua mãe, afinal ninguém conseguira provar que seu pai, o Dr. Moreau, fora realmente o autor daquelas sinistras experiências envolvendo seres humanos e animais. De qualquer forma, seu pai e sua mãe estavam mortos agora, portanto, os boatos e as intrigas da sociedade londrina não poderiam mais afetá- la... Mas, então, ela descobre que o Dr. Moreau continua vivo, exilado em uma remota ilha tropical e, provavelmente, fazendo suas trágicas experiências. Acompanhada por Montgomery, o belo e jovem assistente do cirurgião, e Edward, um enigmático náufrago, Juliet viaja até a ilha para descobrir até onde são verdadeiras as acusações que apontam para sua família.
ResenhaGostei muito do começo dessa história: a temática feminista me pegou de jeito. rs. A autora utiliza o livro “A Ilha do Dr. Moreau” de H. G. Wells como inspiração para esse romance. Como ainda não tinha lido, dei uma paradinha estratégica nesta leitura e li o livro de Wells, que nem preciso dizer, mas já dizendo, é bem polêmico e inteligente - Wells sempre é. É um livro fininho que aproveito para recomendar. Tem também filmes homônimos, só procurar no Google.



A arte de reinventar uma história muito me fascina. E fazemos tanto isso em filmes, músicas, programas, que não tem porque não dar certo em livros também. Neste caso, talvez Wells poderia não gostar nem um pouco, mas eu gostei! rsrs Um pouco de romantismo e uma presença feminina foram muito bem colocadas.
A escrita da autora é agradável e instigante. A cada capítulo nos aprofundamos em um angustiante mistério. A história é bem feita e há muitas surpresas, fugindo um pouco dos romances “água com açúcar”, além de ter um final inesperado. No final a autora deixa algumas ações sem serem narradas, talvez não achou necessário, mas eu teria gostado de mais umas páginas. :D
Recomendo esse livro! Para quem leu o livro de Wells, não imagine que já saiba como será esta história. A escritora usa o mesmo cenário mas há mudanças no enredo e, assim, no destino dos personagens, além da adição de personagens não presentes no original. O exemplo gritante é da própria personagem principal deste livro: Juliet.
* a jovem Juliet e seu coração selvagem. Ela alterna entre ser corajosa e decidida, e ser dependente e confusa: mas quem não é, ou não foi assim, que atire a primeira pedra. Ela também tem um lado mais escuro, peculiar. Gostei dela! :D Tenho uma queda por personagens com um toque doentio ou “dark”, os tornam mais humanos.
O livro inicia com Juliet vivendo em uma inglaterra extremamente machista, suja e injusta. Juliet trabalha como faxineira em uma Universidade de medicina. Ela é filha de um famoso médico que depois de acusado de crimes ediondos, fugiu e nunca mais deu notícia. Mas a vida dela está preste a mudar, ela vai embarcar em uma aventura que esclarecerá suas dúvidas sobre seu pai mas que pode rádestruir sua sanidade no processo.
Os outros personagens de maior destaque são tirados do livro original e vivem em uma ilha do Pacífico:
* Montgomere: lindo, selvagem, complicado, inteligente e de bom coração. Totalmente meu tipo! kkk
* Edward: o náufrago; bonito, bem educado e inteligente. Sabemos pouco sobre ele durante todo o livro.
* Dr. Moreau: pai de Juliet, médico nada ortodoxo; sabe aquele ditado “de médico e louco, todo mundo tem um pouco”? No caso de Dr. Moreau, não sei se ele é mais médico ou louco. Foi condenado pela sociedade científica por realizar testes "desumanos" com animais, fugiu da Inglaterra e ninguém sabe de seu paradeiro.
Também conhecemos alguns dos habitantes da ilha (ilhéus) como Alice, Baltzar, César, Ajax, entre outros.
Não quero contar muito sobre os personagens para deixar o livro mais emocionante. rs
É isso, gente! Espero que tenham ficado curiosos. Beijos e até a próxima.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!