[Resenha de Tinta] Apegados

Um Guia Prático e Agradável para Estabelecer Relacionamentos Românticos Recompensadores 

Página no Skoob
Lançamento Novo Conceito
Título Original: Attached
Autores: Amir Levine e Rachel S. F. Heller
Tradução: Marcos Maffei
Número de Páginas: 304
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581631967
Ano: 2013
Nota: 8/10
Sinopse:
Cada vez mais fazemos uso da pesquisa científica para conquistar melhor qualidade de vida. Sabemos o que devemos ou não comer, conhecemos o tipo de exercício que devemos praticar e por quanto tempo devemos fazê-lo, aprendemos alternativas viáveis para conquistar o sono revigorante... No entanto, nossos relacionamentos amorosos, parte importante de nossa vida, não parecem tão avaliados e estudados. Geralmente temos a sensação de que essa coisa de amor é um assunto da sorte. ”. Mas será possível que a ciência explique por que algumas relações são produtivas e enriquecedoras, enquanto outras nos deixam perturbados e alienados? Pode a ciência explicar como muitos criam vínculos amáveis sem esforço algum, enquanto outros têm que lutar tanto pelo amor? Para o psiquiatra Amir Levine e a psicóloga Rachel Heller, a resposta é um evidente “sim”.Em "Apegados" — livro baseado nas pesquisas da Teoria do Apego, de John Bowlby —, os autores revelam como compreender os mecanismos de afeição que se criam entre os adultos, o que certamente nos ajudará a encontrar e a manter o amor. Seja você do tipo “ansioso”, “seguro” ou “evitante”, Levine e Heller se encarregam de oferecer instrumentos suficientes para que você possa construir relações mais fortes e reparadoras com as pessoas que ama.
Resenha:
É com imenso prazer que falarei um pouquinho desse livro pra vocês. Apegados é um livro escrito com um grande embasamento científico, mas com uma escrita apropriada para nós, os leigos no mundo da psiquiatria.
De forma simples e entusiasmante aprendemos sobre a ‘teoria do apego’ e que existem basicamente três estilos amorosos: o ansioso, o seguro e o evitante. E que, apesar de cada pessoa ter suas singularidades e cada relacionamento seu histórico único, usando o conhecimento sobre esses três estilos amorosos podemos facilmente entender, por exemplo, por que ficamos inseguros, por que nosso (a) parceiro(a) nos dá informações contraditórias, ou por que um relacionamento que parecia ter tudo pra dar certo foi à deriva.
Uma ideia difundida no livro e que me deixou efusiva foi a de que talvez nosso jeito de amar não seja nossa culpa, mas sim do nosso DNA: ser insegura ou distante nos relacionamentos talvez tenha mais a ver com o nosso código genético do que com as experiências vividas (que era difundido e aceito como verdade ao longo do último século).
 
O primeiro equívoco é achar que todo mundo tem a mesma capacidade para a intimidade. Fomos criados para acreditar que toda pessoa pode se apaixonar profundamente (essa parte bem pode ser verdade) e que, quando isso acontece, ela se transformará em uma pessoa diferente (essa parte não!)... É tentador esquecer que, de fato, as pessoas têm deferentes capacidades para a intimidade. p. 281
 
Para aprendermos a usar o conhecimento dos três estilos amorosos, o livro possui vários questionários e capítulos específicos para cada tipo de problema.
Ah! Também vemos que ser dependente não é uma coisa ruim, mas uma consequência de um relacionamento maduro e evoluído, e os incríveis benefícios que podemos tirar desse relacionamento seguro. Pois, não é verdade que é quando amamos e somos amados que criamos força para enfrentarmos qualquer obstáculo? Quando temos nosso porto seguro, não é aí que tudo fica mais fácil e somos mais obstinados e criativos? Eu, que sempre achei que a independência era a chave para a felicidade, fiquei admira e até um pouco assustada pelo quanto verdadeira é essa máxima!
 
Um grande número de estudos demonstra que, quando duas pessoas estabelecem um relacionamento íntimo, elas regulam o bem-estar psicológico e emocional uma da outra. A disponibilidade e a proximidade física delas influenciam a reação ao estresse. Como se pode esperar que mantenhamos um alto nível de diferenciação entre nós e nossos parceiros se a nossa biologia básica é influenciada por eles desse modo? p. 37
 
Para os céticos: deem uma chance, vocês podem se surpreender. ;)
No site do livro (infelizmente, apenas em inglês) há várias informações interessantes sobre o livro, inclusive um teste para saber qual é seu estilo amoroso, o do seu parceiro (ou parceira) e, consequentemente, a compatibilidade entre vocês. É só acessar http://www.attachedthebook.com/.
Esse livro é uma cortesia da Editora Novo Conceito. Haverá sorteio de um exemplar no Sorteio do Dias dos Namorados que acontecerá nos próximos dias. Não percam!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!