[Desafio Literário] Junho - Até mais, e obrigado pelos peixes

Volume 3 - A vida, o universo e tudo o mais
Série: Mochileiros das Galáxias - Vol 4
Título Original: So long, and thanks for all the fish
Autor: Douglas Adams
Tradução: Maria Heloisa Amarante Gonçalves
Número de Páginas: 142
Editora: Sextante
ISBN: 9788599296974
Ano: 2005

Sinopse:

Depois de viajar pelo Universo, ver o aniquilamento da Terra, participar de guerras interestelares e conhecer as mais extraordinárias criaturas, Arthur está de volta ao seu planeta. Tudo parece igual, mas ele descobre que algo muito estranho aconteceu na sua ausência. Curioso com o fato e apaixonado por uma garota tão estranha quanto o que quer que tenha acontecido, ele parte em busca de uma explicação.
Com sua peculiar ironia e seu talento aparentemente inesgotável para inventar personagens e histórias hilariantes - embora altamente filosóficas -, Douglas Adams nos presenteia com mais uma genial obra capaz de nos fazer refletir sobre o sentido da vida de uma forma bem diferente da habitual.
Intercalando momentos cômicos com imagens e descrições poéticas, Até Mais, e Obrigado Pelos Peixes! é mais uma aventura da "trilogia de cinco" que já levou os leitores a conhecerem situações bem improváveis e a viver momentos de reflexão e de pura diversão.

Resenha:
Arthur Dent está de volta a Terra – que foi destruída anteriormente. Feliz por estar de volta ao seu lar, e apaixonado por Fenchurch, Arthur decide investigar como pode estar ali, uma vez que viu a Terra sendo implodida. Começa então, junto com sua nova companheira uma aventura para descobrir onde estão realmente. E no caso do Guia do Mochileiro, temos que considerar onde no tempo, no espaço e na probabilidade.
Honestamente, não gostei dessa história de casal. É uma coisa que Arthur gostaria, com toda certeza, ainda mais sendo Fenchurch tão deslocada quanto ele, mas não é algo que aconteceria com Arthur. Tradicionalmente ele atrai bagunça, e apesar de sempre se safar de alguma forma, não condiz com tudo que já li dessa história. E eu ainda torcia para que ele ficasse com Trillian. Rs
Douglas Adams merece todas as glórias que recebe. Sua criatividade é infindável, tem horas que você para e pensa “o que raios o cara estava pensando quando imaginou esse nome, esse lugar?”. E apesar disso, todo o universo – literalmente – pode ser simplesmente reduzido a nossa Terra, pois os problemas e situações apresentados, por mais inimagináveis que sejam, podem ser facilmente identificados ainda hoje, no nosso mundinho.
O humor ácido, característica pungente na série não fica de fora desta aventura, assim como nossos amigos Ford e Marvin, o robô mais mal humorado de todas as galáxias – que eu adoro.


Conheçam Marvin 

Não dá pra dizer muito sem criar spoilers violentos. O que posso dizer é: preparem suas toalhas e embarquem nesta aventura. Recomendadíssimo.

PS: Não entre em pânico.

Quotes:

“Estava pasmo, pois, de todas as sensações brigando por um espaço na sua cabeça naquela noite em que estava voltando para a sua casa – aquela que imaginava ter desaparecido para sempre – a que mais estava mexendo com ele era uma obsessão por uma garota bizarra da qual não sabia nada mais além do fato de que ela havia dito “isso” e de que não desejaria aquele irmão nem mesmo para um vorgon”

“Há um sentimento predominante na Inglaterra de que tornar um sanduíche interessante, atraente ou de algum modo agradável de comer é algo pecaminoso que só os estrangeiros fazem.”

“ – Foi muito estranho – disse ela, mais ou menos como teria dito um dos egípcios em perseguição a respeito do comportamento do mar Vermelho quando Moisés moveu seu cajado”

“Alguém me contou – disse Fenchurch – que ouviu duas velhinhas na praia fazendo a mesma coisa que estamos fazendo, olhando para o oceano Pacífico pela primeira vez na vida. E, segundo contaram, após uma longa pausa, uma delas disse para a outra: Sabe, não é tão grande quanto eu esperava.”



Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!