[Desafio Literário 2012 - Agosto] Leia-me

Subtítulo: Quando começado... Deve ser terminado.
Autor: Rodolpho P. Wraider
Número de Páginas: 196
Editora: Baraúna
Ano: 2011
ISBN: 9788579233043
Nota: 4/5

Sinopse: Sussurros, chamados, vultos, almas, ruídos, visões, bruxarias, maldições, sacrifícios, possessões... tudo existe em LEIA-ME. Acompanhe o desespero de William Shautter em sua tentativa de permanecer vivo, depois que suas mãos abrem o livro, caindo na desgraça no que está escrito. Enquanto lê o volume psicografado por um senhor desconhecido e dado pelo seu avô desaparecido da casa misteriosamente, percebe que o aviso nele contido deve ser obedecido. E que ele não trás meras ficções e visitantes com boas intenções. Este manuscrito é uma nova maldição traiçoeira, capaz de causar agonia, sofrimento e terror. "Como numa linha interligando todas as cabanas da aldeia, os habitantes de imediato despertaram em causa de ataques. Muitos deles acabaram no chão das casas por motivo de grande dor, medo, e na tentativa de se salvarem, arrastando os inválidos corpos até a porta, onde terminavam por falecer.

Resenha:

Eu esperava algo completamente diferente dele, pra variar. Frequentemente eu crio uma imagem mental do livro pelo sinopse, capa ou título e eu sinceramente deveria parar de fazer isso.
De qualquer modo, a escrita em si é simples e o livro é curto. O que o torna envolvente não é tanto a escrita, mas a compulsão, pelo menos no meu caso, de terminá-lo no mesmo dia que foi começado.
‘Leia-me’ gira em torno de William Shautter que vai visitar seu avô e repara que este possui toda uma nova coleção de livros antigos em um idioma que ele não consegue ler. Apenas um dentre eles chama a sua atenção: um livro fino, em cuja lombada está escrito em dourado ‘Leia-me’.
“- De onde vem esse cheiro de...Sangue? – contornou a mesa, aproximando o nariz, a face e os olhos. Um livro central, mais fino que os demais, o nome com todas as letras em caixa alta, destacada em cor dourada. Leu uma palavra simples e instigante:
- Leia-me [...]
- Se presas pela vida que tem, atente para as palavras da boca que lhe fala: este livro você não deveria ler.”
Depois de algumas conversas e advertencias do avô, William pega-o pra ler...Só que agora ele tem que permanecer vivo até terminá-lo. Quanto mais o livro é lido, mais os personagens sanguinários descritos nas páginas se tornam reais...E tentam matar o leitor.
O livro me deu mais medinho do que o esperado, mas eu gostei bastante. Recomendo para todos, mas talvez nem todo mundo sinta medo. O grande problema é que eu sou super medrosa com livros como esse e para piorar, você lê o livro junto com o William, então eu ficava pensando ‘ai meu deus, quando será que esse daí vai aparecer aqui? Socorro! Melhor eu ler isso rapidinho!’.
“Andou.
Lembrando do livro a carregar, abriu.
- Nem que eu tropece... Eu vou continuar a ler esta porcaria e me ver livre dele de uma vez.”
E o pior de tudo é que eu estava numa biblioteca essa semana e achei um livro chamada Goetia! (Googlers que pretendam ler o livro, não procurem essa palavra ou vão perder toda a diversão!) Sabe o que é ter vontade de jogar o livro no chão só porque subitamente ficou com medo? UAHsiuahsiuaHSIuhaISuhaIUshAIUSH


Um comentário

  1. Fernanda,

    Eu já ouvi falar desse livro, tenho vontade de ler, parece interessante. Estou numa vibe terror, seria perfeito, se minha pilha não fosse tão grande... rs

    =)

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!